A relação dialética entre símbolo e metáfora: um pressuposto interdisciplinar.

Autores

  • Ana Elisa Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Literatura. Filosofia. Metáfora. Símbolo.

Resumo

Este artigo expõe os resultados obtidos na Iniciação Científica Literatura e Filosofia: As relações interdisciplinares presentes nos estudos de Paul Ricoeur sobre as teorias da metáfora e do símbolo. O projeto teve como objetivo central a percepção e compreensão da relevância da relação interdisciplinar, estabelecida pelo filósofo francês Paul Ricoeur, entre as teorias da metáfora e do símbolo. Tendo em vista que a prática interdisciplinar pressupõe um diálogo, uma troca de conhecimento, de análise e de métodos entre as partes envolvidas, que visa como resultado um enriquecimento mútuo, o trabalho identificou que a filosofia de Ricoeur é um modelo dessa prática. O filósofo francês, ao se voltar para o objeto literário com o intuito de compreender as ações humanas e suas implicações éticas, estabeleceu entre as duas áreas do conhecimento, a Literatura e a Filosofia, uma relação interdisciplinar de excelência.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Aluna do curso de Licenciatura em Letras Português/ Inglês nessa Instituição.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

Santos, A. E. (2015). A relação dialética entre símbolo e metáfora: um pressuposto interdisciplinar. ARREDIA, 4(6), 13–24. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3593

Edição

Seção

Artigos