Texto visual na educação infantil: contribuições para construção do conhecimento da criança

Autores

  • SILVIO PROFIRIO DA SILVA Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife

Palavras-chave:

Imagem. Leitura de mundo. Constituição dos saberes.

Resumo

Neste texto, colocamos em discussão a utilização do texto visual, no contexto da Educação Infantil, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da leitura de mundo da criança e, conseguintemente, para a construção do seu repertório de conhecimentos. Decorrente deste, refletimos sobre: a) a modificação no conceito de texto e seus reflexos no trabalho pedagógico com a leitura; b) as experiências vivenciadas na Oficina O Texto Visual na Creche: um passeio pelas pinturas de Tarsila do Amaral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SILVIO PROFIRIO DA SILVA, Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife

Auxiliar de Desenvolvimento Infantil na Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife;  Acedêmico do Curso de Licenciatura em Letras Português e Literatura da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. 

Referências

ALBUQUERQUE, E. B. C.. Conceituando alfabetização e letramento. In:

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e letramento:

conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

_____. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.; FERREIRA, A. T. B.. As

práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista

Brasileira de Educação, v. 13, p. 252-264, 2008.

ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Avaliação e alfabetização. In:

MARCURSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. Práticas de leitura no Ensino

Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BUNZEN, C.. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de

produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.

(Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo:

Parábola, 2006, v. 01, p. 139-162.

COSTA VAL, M. G. F.. Texto, textualidade e textualização. Pedagogia

Cidadã - Cadernos de Formação Língua Portuguesa, UNESP - São Paulo, v. 1, p. 113-124, 2004.

CUNHA, G. F.; SILVA JUNIOR, J. A.. O LIVRO DE IMAGEM NA

EDUCAÇÃO INFANTIL: um recurso favorável para despertar o desejo

para a leitura. UNI, v. 2, p. 123, 2012.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A.. Construindo a Primeira Infância: o

que achamos que isto seja? In: DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A..

Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas.

Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FERES, B. S.. Estratégias de leitura, compreensão e interpretação de textos na escola. In: Anais do VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Rio de Janeiro/ RJ, CiFEFil, 2002.

GOMES, A. R.; SILVA, N. O.. Fotografia: o transversal e a educação. In:

Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, Londrina – PR, 2013.

_____. Falando em Imagens: o processo de produção de sentido sócio-pedagógico do texto imagético-verbal em atividades de ensino de língua portuguesa. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2004a.

_____. Imagem, verbo e sentido. Portal Antenor Xpg. Com. Artigo de

Opinião Publicado em Endereço Eletrônico, 2002b. Disponível em:

http://antenor.xpg.uol.com.br/artigos/9.htm. Acesso em: 17 mar. 2014.

KLEIMAN, B.. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KRAMER, S.. A política do pré-escolar escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Ed. Cortez. 2003.

LUNA, T. S.. A pluralidade de vozes em aulas e artigos científicos. Ao Pé

da Letra (UFPE), v. 4, 2002.

MARTINS, M. H.. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MORAES, A. S.. Pôster acadêmico: um evento multimodal. Ao Pé da Letra

(UFPE. Impresso), v. 09, p. 1, 2007.

MORAES, A. S; DIONÍSIO, A. P.. O entorno dos pôsteres acadêmicos. In:

Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, Recife, 2009.

OLIVEIRA, M. L. R.. A Inferência de Intenções na Interação Autor-Leitor.

Dissertação de Mestrado em Linguística - Universidade Federal de

Pernambuco – UFPE, 1987.

PIETRI, E.. Ensino da escrita na escola: processos e rupturas. Cadernos de Educação (FaE/ PPGE/ UFPel), Pelotas, v. 37, p. 133-160, 2010.

SAMPAIO, M. L. P.; DE BRITO, F. F. V.. Gênero digital: a

multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, p. 293- 309, 2013.

SANTOS, C. F.. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor.

Teias, Rio de Janeiro, ano 3, v. 05, n. jan/jun, p. 29-34, 2002a.

_____. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de

Língua Portuguesa. Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002b.

SANTOS, S.. Texto Visual: uma nova concepção de leitura. Pesquisas em

Discurso Pedagógico, v. 10, n.º 1, p. 1-14, 2011.

SARGENTINI, V.; RIBEIRO, J. ; SOUZA, P. R.. Materialidades discursivas

no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens. Linha

D'Água, v. 25, n. 2, 2012.

SILVA, E. J.; LUNA, T. S.; FRAGA, R. M. N.. A construção do letramento

durante as aulas de Língua Portuguesa: o trabalho com diferentes gêneros textuais em sala de aula. In: Anais da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, Recife, 2013.

SILVA, S. P.. Pedagogia da Leitura: o que mudou nos últimos trinta anos?. Querubim, v. n.º 21, p. 130-137, 2013a.

_____. Concepções de Linguagem e Fazer Docente: um olhar sobre as

práticas pedagógicas do ensino da leitura. Urutágua, v. n.º 28, p. 39-53,

b.

SILVA, S. P.; LUNA, T. S.. Da decodificação à construção de sentido:

concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua

portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de

Pernambuco (1979-2012). Olh@res, v. 1, n. 2, p. 365-388, 2013a.

_____. Da decodificação ao sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de

educação do estado de Pernambuco (1979-2012). In: Anais do XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, Recife - PE, 2013b.

SILVA, S. P. et al.. Francisca Julia e a Inserção da Mulher no Campo

Literário: um Intermédio entre o Parnasianismo e o Simbolismo. Raído, v.

, n. 10, p. 405-427, 2012a.

SILVA, S. P. et al.. Mudanças Didáticas no Ensino da Leitura: uma análise

das habilidades de leituras requeridas pelo Prova Brasil e pelo Saeb no

Ensino Fundamental/ Médio. Travessias, v. 6, p. 01-31, 2012b.

SOARES, M.. A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo.

Ozarfaxinars, n.º 16, Matosinhos, 2010.

SOUZA, K. M.; REZENDE, L. A.. Espaço de convivência: um elemento

para o incentivo à leitura e ampliação da visão de mundo. In: Anais do 16º COLE Congresso Nacional de Leitura, Campinas: UNICAMP/ALB, 2007.

Downloads

Publicado

2015-01-12

Como Citar

DA SILVA, S. P. (2015). Texto visual na educação infantil: contribuições para construção do conhecimento da criança. ARREDIA, 3(5), 77–101. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3290

Edição

Seção

Artigos