Visual text in infant education: contributions to construction of knowledge of the child

Authors

  • SILVIO PROFIRIO DA SILVA Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife

Keywords:

Image. Reading of the world. Constitution of knowledge.

Abstract

In this text, we put on discussion the use of visual text, in the context of child education, with the aim of contributing to the development of the reading world of the child and, consequently, to build their repertoire of knowledge. Furthermore, we reflect on: a) the change in the concept of text and its reflection in pedagogical work with reading; b) the experiences in the Workshop Visual Text in Nursery: a stroll through paintings of Tarsila do Amaral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

SILVIO PROFIRIO DA SILVA, Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife

Auxiliar de Desenvolvimento Infantil na Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife;  Acedêmico do Curso de Licenciatura em Letras Português e Literatura da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. 

References

ALBUQUERQUE, E. B. C.. Conceituando alfabetização e letramento. In:

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e letramento:

conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

_____. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.; FERREIRA, A. T. B.. As

práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista

Brasileira de Educação, v. 13, p. 252-264, 2008.

ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Avaliação e alfabetização. In:

MARCURSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. Práticas de leitura no Ensino

Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BUNZEN, C.. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de

produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.

(Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo:

Parábola, 2006, v. 01, p. 139-162.

COSTA VAL, M. G. F.. Texto, textualidade e textualização. Pedagogia

Cidadã - Cadernos de Formação Língua Portuguesa, UNESP - São Paulo, v. 1, p. 113-124, 2004.

CUNHA, G. F.; SILVA JUNIOR, J. A.. O LIVRO DE IMAGEM NA

EDUCAÇÃO INFANTIL: um recurso favorável para despertar o desejo

para a leitura. UNI, v. 2, p. 123, 2012.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A.. Construindo a Primeira Infância: o

que achamos que isto seja? In: DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A..

Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas.

Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FERES, B. S.. Estratégias de leitura, compreensão e interpretação de textos na escola. In: Anais do VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Rio de Janeiro/ RJ, CiFEFil, 2002.

GOMES, A. R.; SILVA, N. O.. Fotografia: o transversal e a educação. In:

Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, Londrina – PR, 2013.

_____. Falando em Imagens: o processo de produção de sentido sócio-pedagógico do texto imagético-verbal em atividades de ensino de língua portuguesa. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2004a.

_____. Imagem, verbo e sentido. Portal Antenor Xpg. Com. Artigo de

Opinião Publicado em Endereço Eletrônico, 2002b. Disponível em:

http://antenor.xpg.uol.com.br/artigos/9.htm. Acesso em: 17 mar. 2014.

KLEIMAN, B.. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KRAMER, S.. A política do pré-escolar escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Ed. Cortez. 2003.

LUNA, T. S.. A pluralidade de vozes em aulas e artigos científicos. Ao Pé

da Letra (UFPE), v. 4, 2002.

MARTINS, M. H.. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MORAES, A. S.. Pôster acadêmico: um evento multimodal. Ao Pé da Letra

(UFPE. Impresso), v. 09, p. 1, 2007.

MORAES, A. S; DIONÍSIO, A. P.. O entorno dos pôsteres acadêmicos. In:

Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, Recife, 2009.

OLIVEIRA, M. L. R.. A Inferência de Intenções na Interação Autor-Leitor.

Dissertação de Mestrado em Linguística - Universidade Federal de

Pernambuco – UFPE, 1987.

PIETRI, E.. Ensino da escrita na escola: processos e rupturas. Cadernos de Educação (FaE/ PPGE/ UFPel), Pelotas, v. 37, p. 133-160, 2010.

SAMPAIO, M. L. P.; DE BRITO, F. F. V.. Gênero digital: a

multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, p. 293- 309, 2013.

SANTOS, C. F.. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor.

Teias, Rio de Janeiro, ano 3, v. 05, n. jan/jun, p. 29-34, 2002a.

_____. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de

Língua Portuguesa. Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002b.

SANTOS, S.. Texto Visual: uma nova concepção de leitura. Pesquisas em

Discurso Pedagógico, v. 10, n.º 1, p. 1-14, 2011.

SARGENTINI, V.; RIBEIRO, J. ; SOUZA, P. R.. Materialidades discursivas

no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens. Linha

D'Água, v. 25, n. 2, 2012.

SILVA, E. J.; LUNA, T. S.; FRAGA, R. M. N.. A construção do letramento

durante as aulas de Língua Portuguesa: o trabalho com diferentes gêneros textuais em sala de aula. In: Anais da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, Recife, 2013.

SILVA, S. P.. Pedagogia da Leitura: o que mudou nos últimos trinta anos?. Querubim, v. n.º 21, p. 130-137, 2013a.

_____. Concepções de Linguagem e Fazer Docente: um olhar sobre as

práticas pedagógicas do ensino da leitura. Urutágua, v. n.º 28, p. 39-53,

b.

SILVA, S. P.; LUNA, T. S.. Da decodificação à construção de sentido:

concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua

portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de

Pernambuco (1979-2012). Olh@res, v. 1, n. 2, p. 365-388, 2013a.

_____. Da decodificação ao sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de

educação do estado de Pernambuco (1979-2012). In: Anais do XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, Recife - PE, 2013b.

SILVA, S. P. et al.. Francisca Julia e a Inserção da Mulher no Campo

Literário: um Intermédio entre o Parnasianismo e o Simbolismo. Raído, v.

, n. 10, p. 405-427, 2012a.

SILVA, S. P. et al.. Mudanças Didáticas no Ensino da Leitura: uma análise

das habilidades de leituras requeridas pelo Prova Brasil e pelo Saeb no

Ensino Fundamental/ Médio. Travessias, v. 6, p. 01-31, 2012b.

SOARES, M.. A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo.

Ozarfaxinars, n.º 16, Matosinhos, 2010.

SOUZA, K. M.; REZENDE, L. A.. Espaço de convivência: um elemento

para o incentivo à leitura e ampliação da visão de mundo. In: Anais do 16º COLE Congresso Nacional de Leitura, Campinas: UNICAMP/ALB, 2007.

Published

2015-01-12

How to Cite

DA SILVA, S. P. (2015). Visual text in infant education: contributions to construction of knowledge of the child. ARREDIA, 3(5), 77–101. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/3290

Issue

Section

Artigos