Distance Education: Contributions to the educational process
Keywords:
EAD. Education. Learning.Abstract
The Distance Education (EAD) is a reality that we cannot underestimate. It is a teaching based on different structures involving education today in its essential form, i.e., in the design of a more individual learning and able to face the process within academic standards and principles that will provide the student with a condition self-learning embedded within a disciplinary conduct. Faced with an educational process that the country looked, the EAD is presented as an educational proposal consistent with the reality we live in, being used more as technologies advance and society turns in the search for solutions to the needs of the times.Downloads
References
ALVES, Lucineia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no
mundo. Revista RBAAD. Volume 10. p. 83-92, 2011. Disponível em:
http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artig
o_07.pdf. Acesso em: 25 mar. 2014.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia –
Geral e Brasil. 3. ed.. São Paulo: Moderna, 2008.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5a. ed. São Paulo: Autores
Associados, 2009.
BRIZA, Lucita. Anísio Teixeira foi um dos idealizadores do movimento Escola Nova nos anos 30. Disponível em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/anisio-teixeira306977.shtml. Acesso em: 15 set. 2013.
CARBONARI, Antonio Netto. A Anhanguera e os processos de aprendizagem e ensino. São Paulo: ICDEP-Anhanguera, 2012.
CHIARELLI, Carlos Alberto. A Educação sem Crise. Disponível
em:http://www.nota10.com.br/artigo-detalhe/_A-educacao-sem-crise.
Acesso em: 12 set. 2013.
CUNHA, Marcos Vinícius da. John Dewey e o pensamento educacional
brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Disponível em: Revista
Brasileira de Educação, no. 17, p.86-99, Agosto, 2001.
Blog Brasileiro de Educação a Distância. Legislação. Disponível em:
http://www.educacaoadistancia.blog.br/legislacao/. Acesso em: 13 set.
_________________. Um milhão de alunos à distância. Disponível em:
http://www.educacaoadistancia.blog.br/um-milhao-de-alunos-adistancia-mec/. Acesso em: 13 set. 2013.
FILHO, Lourenço. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e
diretrizes da pedagogia contemporânea. Capítulo I (pp.17 a 33), VI (pp.141 a 154) e VII (pp.155 a 178), da 12ª edição. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
FREIRE, Anderson; ROLIM, Cledja e BESSA, Wladia. Criação de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem usando a plataforma Opensimulator. Disponível em:
http://connepi.ifal.edu.br/ocs/anais/conteudo/anais/files/conferences/
/schedConfs/1/papers/684/public/684-4951-1-PB.pdf. Acesso em: 26
mar. 2014.
FREIRE, Paulo. A concepção “bancária” da educação como instrumento da
opressão. Seus pressupostos, sua crítica. In: FREIRE, P. Pedagogia do
Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GATTI, Bernadete A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. EccoS Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo: (1): 63-79.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza
Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo:
Cortez, 2010.
MARTINS, Andréia. Maioria dos alunos de EAD é mulher, tem até 30 anos e trabalha. Disponível em:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/10/mulheres-com-ate-30-
anos-e-que-trabalham-sao-maioria-dos-estudantes-de-ead.htm. Acesso em: 26 mar. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0

