A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i30.12665

Palavras-chave:

Pesquisa, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A pesquisa como princípio educativo constitui uma importante estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. Esse trabalho consiste na sistematização de reflexões acerca da experiência vivenciada com a execução do Projeto de Ensino intitulado A pesquisa no âmbito da Geografia Escolar, tendo o tema Geografia e Cidadania como eixo norteador e a África como conteúdo contemplado. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de São João do Sabugi- RN/Brasil. O percurso metodológico realizado abrangeu pesquisa bibliográfica em Demo (2015), Cavalcante (2017) e Franco (2015); e documental, por meio do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. A partir da experiência vivenciada constatou-se que a pesquisa como procedimento metodológico na Educação Básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem alinhado aos paradigmas educacionais contemporâneos, permitindo a formação de sujeitos ativos, reflexivos e capazes de atuar crítico e construtivamente na sociedade em que vivem, exercendo, assim, sua cidadania.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Medeiros Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda do Programa de pós-graduação em Geografia - GEOPROF - CERES. Graduada em Pedagogia 2014.1, UFRN/CERES- Caicó. Pós-graduada em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido em uma abordagem Interdisciplinar, EAD/IFRN, Pólo-Caicó. Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2009 a 2012. Servidora pública do município de São Bento - PB (professor polivalente). Trabalhou como professora contratada de Geografia pela SEEC-RN/2017 (de agosto de 2017 a março de 2019). Exerceu a função de professora contratada pela prefeitura municipal de São João do Sabugi, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Atuou em projetos de pesquisa voltados para o espaço urbano e a dinâmica regional de cidades do Rio Grande do Norte. Bolsista de extensão pelo programa Pet Conexões de Saberes, no período de 30 de Dezembro de 2010 à 12 de dezembro de 2012, além da participação na Ação de Extensão ' Cursinho da UFRN - Edição 2011', promovida pelo(a) CERES - Departamento de Geografia.

Ione Rodrigues Diniz Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)



Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestre (1998) e doutora (2004) em Ciências Sociais pela referida instituição. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolve atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão e integra o corpo docente do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. No âmbito da Gestão, é Secretária Ajunta de Educação a Distância da UFRN. No Ensino, atua nos cursos de bacharelado e licenciatura nas modalidades presencial e a distância e nos programas de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe-CCHLA), Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF-CCHLA/CERES-Campus de Caicó) e Programa de Pós-graduação em Geografia - CERES. Na pesquisa, atua na área de Geografia, em temáticas vinculadas a Geografia Urbana, Geografia Regional, Desenvolvimento Regional, Geografia e Saúde, Formação mediada por tecnologias e Ensino de Geografia. Na extensão, desenvolve atividades de diferentes naturezas na coordenação e colaboração de projetos e eventos e como palestrante, debatedora em mesa-redonda, conferencista, entre outros.

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenadora do Programa Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador de Polo UAB/SEDIS-UFRN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e escola.

Referências

AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia científica ao alcance de todos. 3 ed. Barueri: São Paulo: Manole, 2013.

CAVALCANTI, L. de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativos. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas atuais. Belo Horizonte: novembro de 2010.

______. Geografia, escola e construção de conhecimento. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998 - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

______. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. In, Conhecimentos da geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: ICG, 2017. (p. 100-123).

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. – (coleção educação contemporânea).

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAGALHÃES, Cláudia et. al. Projeto Apoema geografia 8. 2 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. - (Coleção docente em formação. Série Ensino Fundamental).

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Escola Estadual Santa Terezinha. Projeto político pedagógico. São João do Sabugi, 2015. 53p.

SILVA, Léa Ribeiro da. Docência na contemporaneidade: desafios para professores no ensino superior. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013.

VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

Pereira, E. C. de M., Diniz Morais, I. R., & Garcia, T. C. M. (2021). A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental. Revista Da ANPEGE, 16(30), 26–38. https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i30.12665