ENSINAR GEOGRAFIA PARA A AUTONOMIA DO PENSAMENTO: O DESAFIO DE SUPERAR DUALISMOS PELO PENSAMENTO TEÓRICO CRÍTICO

Autores

  • Lana de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Goiás; Campus Samanbaia Itatiaia, CEP: 74586-936 - Goiânia, GO – Brasil; Telefone: (+55 62) 35211170 / 35211177

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0016

Resumo

O foco deste artigo é o ensino da geografia no campo de pesquisa. As discussões propostas, a fim de defender a necessidade de consolidação, são dirigidas para identificar questões problemáticas cuja compreensão exige um debate mais teórico.  Inicial¬mente, são apresentados aspectos específicos da estrutura teórica para a investigação científica disponível hoje, com vista a defender uma matriz crítica como a base da geografia relevante para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem nessa área. Além disso, toma-se como base discussões na teoria e na Geografia escolar para demonstrar a contribuição do pensamento crítico descritas anteriormente, revelando alguns riscos na tomada de tais diretrizes sem a atenção adequada aos seus fundamentos. Finalmente, o texto especifica demandas para o aprofundamento da investigação nas áreas de formação de conceitos geográficos e de métodos de ensino.

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Publicado

2017-07-14

Como Citar

Cavalcanti, L. de S. (2017). ENSINAR GEOGRAFIA PARA A AUTONOMIA DO PENSAMENTO: O DESAFIO DE SUPERAR DUALISMOS PELO PENSAMENTO TEÓRICO CRÍTICO. Revista Da ANPEGE, 7(01), 193–203. https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0016

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