Perspectivas docentes sobre ensino de África em cursos de licenciatura em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15731

Palavras-chave:

África, Geografia da África, Formação docente em Geografia, Licenciatura em Geografia, Ensino de Geografia africana

Resumo

O presente trabalho busca compreender as potencialidades da temática africana nos cursos de licenciatura em Geografia, com enfoque nos diálogos com docentes de disciplinas temáticas de Geografia da África em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Foram traçados três objetivos específicos, sendo eles: realizar um levantamento das IES Brasileiras que apresentam disciplinas sobre Geografia africana; identificar as abordagens em pauta no processo de ensino de Geografia da África; e reconhecer, por meio do diálogo com os/as professores/as formadores/as, os encaminhamentos sobre o ensino de geografia africana no âmbito do currículo oficial e praticado. Os procedimentos metodológicos adotados constituem uma perspectiva de pesquisa qualitativa e as técnicas de pesquisa adotadas foram revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. A partir das reflexões do trabalho pretendemos contribuir na continuidade da inserção dos estudos de África e Afro-Brasil na educação geográfica, com foco no desprendimento de estigmas coloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Mendes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/UNICAMP). Bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestra em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (PPGEO/IESA/UFG), na linha de Ensino – Aprendizagem em Geografia. Especialista em Docência para a
Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (DocentEPT/
CEFOR/IFES). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/
campus Araguaína). Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico – Raciais
e Espacialidades (LAGENTE/UFG) e do Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de
Geografia (APEGEO/UNICAMP). Participante dos grupos de estudos Espaço e diferença
(LAGENTE/UFG) e TEAR: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Políticas
Educacionais e História da Geografia Escolar (APEGEO/UNICAMP). Integrante da Rede
Nacional de Geógrafas e Geógrafos Pretos/as. Atua principalmente nos seguintes temas
de pesquisa: Ensino de Geografia, Geografia da África e Relações étnico-raciais.

Alex Ratts, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996), doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2001), com estágio pós-doutoral em Geografia na Universidade Federal do Ceará (2015). Professor na Universidade Federal de Goiás nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e de pós-graduação em Antropologia. Coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE/IESA/UFG). Trabalha com as questões étnicas, raciais, de gênero e sexualidade em perspectiva interseccional e, também, com a obra e a trajetória de intelectuais negres. Integrante do conselho consultivo da Casa Sueli Carneiro. Poeta e militante negro e lgbtqia+.

Referências

ANJOS, R. S. A. A África, o Brasil e a Educação – Por que a geografia é importante? Realizado em Coimbra – Lisboa – Portugal. Toques D'Angola, v. 02, p. 10-12, 2004.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A Geografia, a África e os negros brasileiros. In: Kabengele Munanga (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

ASANTE, Molefi. Afrocentricidade como um novo paradigma. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora.Tradução Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009.

BHABHA, Homi. A outra questão: O estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo. In: O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRASIL. Parecer n° CNE/CP 003/2004, de 10 de maio de 2004. Diretrizes

Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

CALLAI, Helena Copetti. O Conhecimento geográfico e a formação do professor de geografia. Revista Geográfica da América Central, v. 1, p. 1-20, 2011.

DESIDÉRIO, Raphaela Toledo. Fotografia de África: entre invenções e aventuras. Para Onde!? (UFRGS), v. 1, p. 86-96, 2018.

GALLO, Sílvio. Por uma Educação Menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27 n. 2, p. 169-176, jul./dez. 2002.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro, Record, 1997.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília -DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

HAESBAERT, Rogério. Região e Rede Regional Gaúcha: Entre Territórios e Redes. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 21, 1996.

HAESBAERT, Rogério. Regional Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África. Vol. I. Brasília: UNESCO, 2010. 2a. Ed.

LANDER, Edgard. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgard (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. Buenos Aires, CLACSO. 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teória, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes; 32 ed, 2012.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 32. n. 94, p. 01-17, 2017.

MASO, Tchella Fernandes; YATIM, Leila. A (de)colonialidade do saber: uma análise a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Paidéia (Belo Horizonte), v. XI, p. 31-53, 2014.

OLIVEIRA, Denilson Araújo de. Por uma geografia nova do ensino de África no Brasil. In: In: RATTS, Alex et al (Org.) Espaço e diferença: abordagens geográficas da diferenciação étnica, racial e de gênero. Goiânia, Gráfica da UFG, 2018, p. 09-32.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Colección Sur Sur, 2005, p.118-142.

RATTS, Alecsandro (Alex) J.P. Geografia, relações étnico-raciais e educação: a dimensão espacial das políticas de ações afirmativas no ensino. Terra Livre. Rio de Janeiro, Vol. 1 N°. 34, jan-jun, 2010, p. 125-140.

RATTS, Alecsandro (Alex) J. P. Corporeidade e diferença na Geografia Escolar e na Geografia da Escola: uma abordagem interseccional de raça, etnia, gênero e sexualidade no espaço educacional. Revista Terra Livre, v. 1, p. 114-141, 2018.

ROCHA, Helena do Socorro Campos da. O que sabe quem ensina África na Geografia? Impactos na implementação da Lei nº 10.639/2003 no IFPA? campus Belém. Revista Thema, v. 8, p. 1-18, 2011.

SANTOS, Renato Emerson dos. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Tamoios, ano 7, n. 1, p. 4-24, 2011.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.

SILVA, Aparecida da. Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial.In:CAVALLEIRO, Eliane (org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola.São Paulo: Selo Negro, 2001.

TONINI, Ivaine Maria. Notas sobre imagens para ensinar Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, p. 177-191, 2013.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Almeida Mendes, R., & José Prudêncio Ratts, A. (2023). Perspectivas docentes sobre ensino de África em cursos de licenciatura em Geografia. Revista Da ANPEGE, 19(38). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15731

Edição

Seção

Seção Temática Geografias Negras