Desenvolvimento e produção de pólen em colméias de Apis mellifera L. africanizadas mantidas em cultura de girassol

Autores

  • Danilo Freitas da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivan Graça Araujo Universidade Estadual de Maringá
  • Júlio Henrique Welter
  • Rafael Bourscheid Wagner
  • Luís Fernando Glasenapp de Menezes Universidade Federal Tecnológica do Paraná
  • Miguelangelo Ziegler Arboitte Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

açúcar invertido, área de cria, área de mel, farinha láctea, pólen apícola

Resumo

Foram alojadas oito colméias Langstroth com coletor de pólen modelo alvado, mantidas em uma área de 5 ha de lavoura de girassol (Hellianthus annuus L.), distribuídas em dois tratamentos: alimento energético (açúcar invertido) ou alimento protéico (açúcar refinado+açúcar invertido+farinha láctea - 6:3:1). O objetivo deste trabalho foi avaliar a alimentação energética ou protéica e o desenvolvimento de colônias de abelhas Apis mellifera L., durante a produção de pólen em cultura de girassol. Foram avaliadas: área de cria, área de mel, área de pólen e produção de pólen das colmeias. O suplemento energético proporcionou maior (P<0,10) área de cria final, e maior (p<0,10) ganho de área de mel em relação ao suplemento protéico. A produção total de pólen foi maior (p>0,10) no tratamento energético comparado ao protéico, sendo 2112,48 e 716,88 gramas, respectivamente. O alimento energético se mostrou mais eficiente na alimentação de abelhas africanizadas durante a produção de pólen na cultura do girassol, a qual proporcionou boa produção de pólen apícola nas colmeias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Freitas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Zootecnista, técnico administrativo da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisas com ênfase na área de Apicultura e Extensão Rural.

Ivan Graça Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Zootecnista, Mestrando em Produção e Nutrição de não-ruminantes da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa com ênfase em Produção e Nutrição de não-ruminantes e Apicultura.

Júlio Henrique Welter

Zootecnista. Pesquisas com ênfase na área de Apicultura e Agricultura Familiar.

Rafael Bourscheid Wagner

Zootecnista. Pesquisas com ênfase na área de Apicultura e Extensão Rural.

Luís Fernando Glasenapp de Menezes, Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Zootecnista, Doutor em Produção Animal, Professor Adjunto de Bovinocultura de Corte da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Pesquisas com ênfase em Produção de Bovinos de Corte e Apicultura.

Miguelangelo Ziegler Arboitte, Instituto Federal Catarinense

Zootecnista, Doutor em Produção Animal, Professor Adjunto do Instituto Federal Catarinense. Pesquisas com ênfase em Bovinocultura de Corte e Apicultura.

Downloads

Publicado

2011-05-17

Como Citar

Freitas da Silva, D., Graça Araujo, I., Welter, J. H., Bourscheid Wagner, R., Glasenapp de Menezes, L. F., & Ziegler Arboitte, M. (2011). Desenvolvimento e produção de pólen em colméias de Apis mellifera L. africanizadas mantidas em cultura de girassol. Agrarian, 3(8), 147–151. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/792

Edição

Seção

Artigo - Produção animal