Multimodalidade e metafunção composicional em e-mails promocionais

Autores

  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Federal do Ceará
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Cátia Silva de Lemos Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

E-mail promocional. Multimodalidade. Metafunção composicional.

Resumo

De acordo com os desafios enfrentados pela Linguística Textual, podemos postular que a presença de elementos não verbais se firma na agenda dos novos desafios teóricos a serem enfrentados atualmente; conforme: (BENTES; ALVES FILHO; RAMOS, 2010). Com o propósito de aceitar tais desafios e desvendar novas formas de análise, é que este artigo foi desenvolvido. Este tema faz parte do projeto: O gênero anúncio e-mail promocional: processos de caracterização e de construção dos sentidos do texto; (Fase I), que tem como foco a análise dos processos referenciais e multimodais no anúncio publicitário do e-mail promocional. Para atingir o objetivo proposto, foram selecionados três anúncios do anunciante Hoje Eu Vou, que salienta os traços multimodais do e-mail promocional. Para a análise dos dados/textos, nos respaldamos nas concepções teóricas de Marcuschi (2003), Wysocki (2004), Bakhtin (1978), Maingueneau (2000), Kress; van Leeuwen (1996) e Lopes-Rossi, (2002), autores/pesquisadores fundamentais para o alcance dos objetivos desta pesquisa. Após a análise, constatamos a relevância do uso de recursos multimodais para a construção dos sentidos dos textos, bem como sua função argumentativa, donde concluímos que não se concebe mais desconsiderar a importante participação dos recursos visuais na composição dos textos. Ainda, não podemos desconsiderar a inter-relação entre a linguagem verbal e visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Federal do Ceará

Professor de Português, formado em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista CNPq/PIBIC - 2012-2014.

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Professora Associado I do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da referida universidade. Coordenadora do Grupo de Estudos Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas/ GETEME, vinculado ao Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso - PROTEXTO/UFC.

Ana Cátia Silva de Lemos, Universidade Federal do Ceará

Mestra em linguística pela Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista CNPq/PIBIC - 2011-2013.

Downloads

Publicado

22.03.2017

Como Citar

Pordeus, M. P., Sousa, M. M. F. de, & Lemos, A. C. S. de. (2017). Multimodalidade e metafunção composicional em e-mails promocionais. Raído, 10(24), 176–191. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4911

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA