Tratamento lexicográfico de unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas: uma análise comparativa

Autores

  • Carolina Domladovac Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Tratamento lexicográfico. Definição. Enfermidade.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma análise do tratamento lexicográfico aplicado a unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas em quatro diferentes dicionários da língua portuguesa. O olhar comparativo incide especificamente sobre os modos de organização da macro e da microestrutura de três grandes obras de referência da língua portuguesa no Brasil, que levam o nome de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, um de nossos maiores dicionaristas, além da consulta a um dicionário documental histórico do português do Brasil, ainda inédito, e a um banco de dados on-line para verificação da possível ocorrência de unidades lexicais que não foram contempladas na nomenclatura de um dos dicionários em questão. Procedeu-se a uma análise comparativa entre as definições encontradas, no intuito de comentar a tipologia estabelecida pelos teóricos estudados, além de apresentar um breve histórico da evolução no tratamento lexicográfico de tais unidades, no que tange à relevância e especialização das definições. Algumas dessas enfermidades que acometiam os brasileiros do século XVIII ainda os acometem nos dias atuais. O estudo contribui não só para o entendimento dos conceitos de macro e microestrutura, como também para uma reflexão de como devem se delimitar tais estruturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Domladovac Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara-SP, bolsista do CNPq - Brasil.

Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara-SP.

Downloads

Publicado

22.03.2017

Como Citar

Silva, C. D., & Murakawa, C. de A. A. (2017). Tratamento lexicográfico de unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas: uma análise comparativa. Raído, 10(24), 81–93. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4890

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA