Um estudo lexicológico de base sócio-histórica das formas lexicais “asilo de idosos” e “casa de repouso”

Autores

  • Annallena de Souza Guedes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruna Pinto Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Lexicologia sócio-histórica. Mudança lexical. Uso da língua.

Resumo

Partindo do pressuposto de que a língua constitui um fenômeno sócio-histórico, este estudo objetiva analisar, através de uma abordagem sócio-histórica do léxico, as formas lexicais asilo (de idosos) e casa de repouso. Os corpora sobre os quais nos debruçamos constituem-se de 20 textos e 46 textos respectivamente, disponíveis no acervo on-line do Jornal do Brasil-RJ. O período de análise escolhido para este trabalho corresponde ao início do século XX, nos anos de 1900, até o ano de 2005. Pautado nos fundamentos teórico-metodológicos de Cambraia (2013), este trabalho busca analisar os textos incluídos em 11 cortes sincrônicos (de 1901 a 2005), ao tempo em que se discute a ocorrência das formas concorrentes – asilo (de idosos-AI) e casa de repouso (CR), verificando em que medida elas aparecem em padrão inverso de frequência, bem como analisando os fatores intralinguísticos e extralinguísticos que contribuíram para que os falantes atribuíssem uma nova palavra a um conceito já existente. Foi possível perceber que a mudança lexical teve como principais razões fatores extralinguísticos de suma importância, como a criação da área da Geriatria como especialidade médica e saber científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annallena de Souza Guedes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Inglês do Instituto Federal da Bahia - campus Ilhéus.

Bruna Pinto Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Estudos Linguísticos noPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Área de concentração: Linguística Aplicada. Linha de pesquisa: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

Referências

ASILO. In: Dicionário Aurélio. Disponível em:<http://www.dicionariodoaurelio.com/Asilo.html>. Acesso em: 20 de jun. 2014.

BALDINGER, K. Teoría semántica: hacia una semántica moderna. Madrid: Alcalá, 1970.

CAMARANO, A. A. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. Texto para discussão n.858, Rio de Janeiro: IPEA, 2002.

CAMBRAIA, C. N. Da lexicologia social a uma lexicologia sócio-histórica: caminhos possíveis. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 157-188, jan./jun. 2013.

CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista de Saúde Pública, v.31, n.2, p.184-200, abr. 1997.

GROISMAN, D. Asilos de Velhos: passado e presente. Estudos interdisciplinares do envelhecimento. Porto Alegre, v.2, p.67-87, 1999.

MATORÉ, G. La lexicologie sociale. L´Information Littéraire, Paris, n. 2, mar./abr. 1949.

Downloads

Publicado

22.03.2017

Como Citar

Guedes, A. de S., & Mendes, B. P. (2017). Um estudo lexicológico de base sócio-histórica das formas lexicais “asilo de idosos” e “casa de repouso”. Raído, 10(24), 38–52. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5797

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA