Uma história de contribuições na formação de professores de línguas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17069

Palabras clave:

Formação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.

Resumen

Este texto objetiva apresentar um levantamento de dissertações (co)orientados pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão no período de 2004 a abril de 2023, com um recorte a aquelas que discorrem sobre a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais. Especificamente, pretende-se identificar e discutir as concepções de formação de professores que emergem dos estudos investigados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos de captação e análise de dados pautaram-se na busca das referências dos estudos disponíveis na aba “Orientações” do currículo da referida professora na plataforma Lattes; acesso às dissertações por meio da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina e do Google Acadêmico; leitura e análise interpretativa das dissertações bem como cruzamento de dados. Os resultados do levantamento revelam que as concepções de formação inicial e continuada de professores de línguas focam o movimento de formação reflexiva e crítica. As pesquisas contribuem para o aperfeiçoamento do Interacionismo Sociodiscursivo consolidando seus princípios teórico-metodológicos, bem como alinhando-se a outros princípios teóricos com o objetivo de avançar nas questões de desenvolvimento docente e/ou provocar a conscientização da necessidade de implementar novas e mais eficientes políticas educacionais, linguísticas e de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil.

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Biografía del autor/a

Francini Percinoto Poliseli Corrêa, Unespar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Possui graduação em Letras com dupla habilitação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (1991) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior com ênfase em Lingüística, Letras e Artes. Seus interesses de pesquisa incluem formação de professores, letramento acadêmico, ensino/aprendizagem de língua estrangeira, habilidades de leitura e escrita, gêneros textuais e aprendizagem de línguas através de novas tecnologias. Em 2012 e 2013 atuou como copesquisadora no Projeto internacional: Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina, coordenado pelo Dr. Charles Bazerman, EUA, da Universidade de California, Santa Barbara. Entre 2019 e 2020 pariticipou de grupo Interinstitucional de pesquisadores no Projeto de Pesquisa cadastrado na Plataforma Brasil com o título de "Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos" que tem como pesquisadora líder a Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Atualmente desenvolve pesquisas sobre Letramento acadêmico participando do grupo de pesquisa Letramentos Acadêmico-científicos e Ensino de Línguas, da Universidade Estadual do Paraná assim como do grupo de Pesquisa Linguagem e Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Corrêa, F. P. P., & Denardi, D. A. C. (2023). Uma história de contribuições na formação de professores de línguas. Raído, 17(44), 166–189. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17069

Número

Sección

Lenguaje y Educación: 21 años de Estudios del lenguaje