Construção de uma "bichopédia" nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Articulando língua portuguesa e ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16376

Palabras clave:

ensino de escrita nos anos iniciais, verbete, interdisciplinaridade

Resumen

Neste trabalho, compartilhamos uma experiência pedagógica exitosa nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfocando o gênero verbete. Construímos uma ação interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Ciências em uma turma de 5º ano de uma escola de Juiz de Fora – MG, articulando uma reflexão entre conceitos científicos das ciências da natureza ao uso social da linguagem. A pesquisa-ação aliou os projetos de letramento e as sequências didáticas, em que propusemos a construção do hipergênero Bichopédia, cuja constituição se dá pelo verbete, conjugada à aprendizagem sobre os biomas brasileiros. Analisamos as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, bem como a reflexão sobre os conhecimentos científicos na produção da sequência didática. Os resultados mostram que houve o desenvolvimento das capacidades dos discentes, sobretudo no que se refere às capacidades discursivas. Além disso, a Bichopédia possibilitou construir uma prática interdisciplinar para a reflexão sobre conceitos linguísticos e científicos do campo das ciências da natureza. Oferecemos caminhos possíveis para que docentes dos anos iniciais possam empreender práticas de escrita mediadas por gêneros, envolvendo uma sensibilização para a linguagem científica.

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Dalamura, A. C. S. R. ., & Magalhães, T. G. . (2022). Construção de uma "bichopédia" nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Articulando língua portuguesa e ciências. Raído, 16(40), 72–99. https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16376

Número

Sección

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA