‘Literacia disciplinar’: percepções de professores do ensino básico

Autores

  • Maria Lourdes Dionísio Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9383

Palavras-chave:

Literacia disciplinar. Disciplinas do currículo. Professores. Práticas escolares.

Resumo

Neste texto, apresentamos e discutimos dados preliminares de um projeto de investigação mais vasto sobre ‘literacia disciplinar’ em escolas portuguesas do ensino básico. Um dos objetivos centrais desse projeto é produzir conhecimento sobre o modo como cada disciplina do currículo gera práticas de leitura e escrita (literacia) especializadas, permitindo, assim, falar de literacia das disciplinas e, neste sentido, organizar práticas formativas para a formação inicial e contínua de todos os professores, neste âmbito. Neste momento do projeto as disciplinas em inquirição através de questionários e entrevistas a professores de seis escolas de Braga, norte de Portugal, são: Português, Línguas Estrangeiras, Matemática, Ciências/Física e Química e História dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (10-12 e 13-15 anos, respetivamente). Para este artigo, consideraremos dados relativos à percepção, pelos professores, da presença de práticas de literacia nas aulas das suas disciplinas; às finalidades das tarefas disciplinares que envolvem a leitura; aos géneros textuais usados para aprender as “matérias” e seus suportes. Para além de um enquadramento sobre o conceito de literacia disciplinar e a sua relevância para a aprendizagem dos conteúdos escolares, são igualmente discutidas como conclusão, algumas especificidades das literacias disciplinares já identificadas tanto nos questionários como nas entrevistas, nomeadamente quanto a géneros e estruturas textuais ou mesmo tarefas como, por exemplo, explicar em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZERMAN, C. Shaping writt en knowledge: The genre and activity of the experimental article in science. Madison: University of Wisconsin Press, 1998.

BURKE, P. et al. Supporting the Effective Teaching of Primary Science and Technology: a discrete choice experiment approach. Sydney: Association of Independent Schools of NSW, Australia, 2017, Disponível em: http://ow.ly/Ypht30c7gxh. Acesso em: 18 maio 2018.

DIONÍSIO, M. L. A construção escolar de comunidades de leitores. Leituras do livro de Português. Coimbra: Almedina, 2000.

DIONÍSIO, M. L. Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia. Educação. Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 97-107, 2007.

DIONÍSIO, M. L. PEREIRA, M. C.; VISEU, F. A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 94-114, 2011.

FANG, Z. Scientific literacy: A functional linguistic perspective. Science Education, 89, p. 335–347, 2004.

FANG, Z. COATOAM, S. Disciplinary literacy: What you want to know about it. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 56(8), p. 627–632, 2013.

FANG, Z. SCHLEPPEGRELL, M. Disciplinary literacies across content areas: Supporting secondary reading through functional language analysis. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 53(7), p. 587–597, 2010.

GARBE, C. Building Content Area Literacy-Expertise among European Teachers of Secondary Schools. A Report about two European Comenius Projects. In: BOZSIK, V. (Ed.) Improving Literacy Skills across Learning. CIDREE Yearbook 2015. Budapest:

HIERD, 2015. Disponível em: http://www.cidree.org/fileadmin/files/pdf/publications/YB_15_Improving_Literacy_Skills_Across_Learning.pdf. Acesso em: out. 2017.

GARBE, C. et al. ADORE-Project. Teaching Adolescent Struggling Readers. A Comparative Study of Good Practices in European Countries – Executive Summary, 2009. Disponível em: http://www.alinet.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=28&Itemid=34 Acesso em: 19 nov. 2010.

GEE, J. P. La Ideologia en los Discursos. Linguística Social y Alfabetizaciones. Trad. castelhana de Pablo Manzano. Madrid: Ediciones Morata, 2005.

GEE, J. P. Language in the science classroom: Academic social languages as the heart of school-based literacy. In: SAUL, E. W. (Ed.), Crossing Borders in Literacy and Science Instruction: Perspectives on theory and practice. Newark, DE: International Reading Association/Arlington, VA: NSTA [National Science Teachers Association], p. 13-32, 2004a.

GEE, J. P. Opportunity to learn: a language-based perspective on assessment. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 10:1, p. 27-46, 2003.

GEE, J. P. Reading as situated language: a sociocognitive perspective. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 44:8, p. 714-725, 2001.

GEE, J. P. Situated language and learning: A critique of traditional schooling. London: Routledge, 2004b.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: Ideology in Discourses. 2nd Ed. London: Taylor & Francis, 1996.

GEE, J. P. Teenagers in new times: A new literacy studies perspective. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 43:5, p. 412-420, 2000.

GEE, J. P. The New Literacy Studies: From “socially situated” to the work of the social. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Eds.), Situated Literacies: Reading and Writing in Context. London: Routledge, p. 180-196, 1999.

GOVERNO DE PORTUGAL. Portugal INCoDe.2030. Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030. Um programa integrado de competências digitais para Portugal, 2017-2030. Disponível em: www.incode2030.gov.pt. Acesso em: 10 jun. 2018.

HALLIDAY, M. A. K., MARTIN, J. R. (1993). Writing in science: Literacy and discursive power. Pit sburghm PA: University of Pit sburgh Press.

HOWES, E. V.; LIM, M.; CAMPOS, J. Journeys into inquiry-based elementary science: Literacy practices, questioning, and empirical study. Science Education, 93(2), 189-217, 2009, doi:10.1002/sce.20297.

KRESS, G.; JEWITT, C.; OGBORN, J.; TSATSARELIS, C. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom: London: Continuum, 2001.

LEMKE, J. L. Talking Science: language, learning and values. Norwood, NJ: Ablex, 1990.

LEMKE, J. L. The literacies of science. In: SAUL, E. W. (Ed.). Crossing Borders in Literacy and Science Instruction. Newark, DE: International Reading Association and Arlington, VA: NSTA Press, p. 33-47, 2004.

MOORE, D.W.; READENCE, J.E. Situating secondary school literacy research. In: MOJE, E.B.; O’BRIEN, D.G. (Eds.). Constructions of literacy: Studies of teaching and learning in and out of secondary schools. Mahwah, NJ: Earlbaum, p.3-25, 2001.

MOJE, E. B. Developing Socially Just Subject-Matter Instruction: A Review of the Literature on Disciplinary Literacy Teaching. Review of Research in Education, v. 31, p. 1-44, 2007, DOI: 10.3102/0091732X07300046.

MOJE, E. B. Foregrounding the disciplines in secondary literacy teaching and learning: A call for change. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 52(2), p. 96-107, 2008.

MOJE, E. B. CIECHANOWSKI, K.; KRAMER, K.; ELLIS, L.; CARRILLO, R.; COLLAZO, T. Working toward third space in content area literacy: an examination of everyday funds of knowledge and Discourse. Reading Research Quarterly, v. 39, n. 1, p. 38-70, 2004a.

MOJE, E. B. PEEK-BROWN, D.; SUTHERLAND, L. M.; MARX, R. W.; BLUMENFELD, Ph.; KRAJCIK, J. Explaining Explanations. Developing Scientifc literacy in Middle School Project-Based Science Reforms. In: STRICKLAND, D.; ALVERMANN, D.E. (Eds.), Bridging the gap: Improving literacy learning for preadolescent and adolescent learners in grades 4-12. New York: Teachers College Press, 2004b, p. 227-251.

PEARSON, P. D.; MOJE, E.; GREENLEAF, C. Literacy and Science: Each in the Service of the Other. Science, 328(5977), p. 459-463, 2010, doi:10.1126/science.1182595.

ROJO, R. O letramento escolar e os textos de divulgação científIca - a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, p. 581-612, 2008.

SHANAHAN, T.; SHANAHAN, C. Teaching disciplinary literacy to adolescents: Rethinking content-area literacy. Harvard Educational Review, 78(1), p. 40-59, 2008.

SHANAHAN, T.; SHANAHAN, C. What is disciplinar literacy and why does it matter? Topics in Language Disorders, Vol. 32, n.1, p.7-18, 2012.

SHANAHAN, T.; SHANAHAN, C. MISICHIA, C. Analysis of expert readers in three disciplines: History, mathematics, and chemistry. Journal of Literacy Research, 43, p. 393-429, 2011.

TANG, K.-S.; PUTRA, G. B. S. Integrating literacy into a science inquiry instructional model, ESERA 2017 Conference. Disponível em: https://keynote.conference-services.net/resources/444/5233/pdf/ESERA2017_0410_paper.pdf. Acesso em: 15 jun. 2018.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies. Designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.), Multiliteracies. Literacy Learning and the Design of Social Futures. London/New York: Routledge, p. 9-37, 2000.

UNSWORTH, L. Teaching Multiliteracies across the Curriculum. Changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham/Philadelphia: Open University Press, 2001.

VACCA, R. Content Area Reading, 1st ed. Boston: Little Brown, 1981.

VACCA, R. VACCA, J. A. L.; MRAZ, M. E. Content Area Reading: Literacy and Learning Across the Curriculum, 12th Edition, Enhanced Pearson eText with Loose-Leaf Version. London: Pearson, 2017.

WILSON, A. A. A Social Semiotics Framework for Conceptualizing Content Area Literacies, Journal of Adolescent & Adult Literacy, 54(6), p. 435 -444, 2011, doi:10.1598/JAAL.54.6.5.

ZYGOURIS-COE, V. I. Teaching discipline-specific literacy in grades 6-12: preparing students for college, career, and workforce demands. New York/London: Routledge, 2015.

Downloads

Publicado

14.12.2018

Como Citar

Dionísio, M. L. (2018). ‘Literacia disciplinar’: percepções de professores do ensino básico. Raído, 12(30), 73–90. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9383

Edição

Seção

LETRAMENTO CIENTÍFICO