Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
Palavras-chave:
Alteridade. Linguagem. Cultura regional. Poesia brasileira. Augusto Meyer. Cendrars.Resumo
O objetivo é dar visibilidade a cultura regional, modos e formas de aproximações, distanciamento, mostrando a possibilidade de contatos plurais entre a literatura mundial sul-rio-grandense, através de presenças estrangeiras, que sinalizem na paisagem brasileira contaminações, diálogos, hibridações capazes de revitalizar e consolidar a questão da identidade nacional/regional/particular/universal pelo convívio com a produção mundial. A relevância do trabalho está em apontar resultados da pesquisa intitulada Alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer e Luis Antônio de Assis Brasil. E para dar visibilidade às figuras da alteridade na literatura dos séculos XX e XXI e, num certo sentido, as Américas têm sido um laboratório privilegiado de experiências várias de figuração da Alteridade. Nesse sentido, a poesia de BlaiseCendrars e a poesia de Augusto Meyer, retratam a “viagem” que percorrem no seu próprio interior. O tema é relacionado ao eixo temático do evento: a linguagem/alteridade. A linguagem desperta em mim e em outrem o que nos é comum. Mas ela supõe, em sua intenção de exprimir, nossa alteridade e nossa dualidade (LÉVINAS, 2004, p.49).Downloads
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Publicado
05.10.2010
Como Citar
Boniatti, I. M. (2010). Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer. Raído, 4(7), 371–378. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643
Edição
Seção
ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS
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