A palavra visível: tipografia, visualidades e sentido em Eles eram muitos cavalos

Authors

  • Alex Martoni Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6324

Keywords:

Tipografia. Visualidade. Sentido. Luiz Ruffato. Literatura contemporânea.

Abstract

A partir das operações tipográficas realizadas por Luiz Ruffato, em Eles eram muitos cavalos, buscaremos pensar sobre os modos através dos quais as conformações visuais do texto, aqui entendidas no âmbito da materialidade do significante, influem sobre os processos de construção de sentido sobre o mesmo e como tais operações se inscrevem no domínio das práticas estéticas próprias à literatura contemporânea.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASSIS, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Abril Cultural, 1971.

DRUCKER, Johanna. The visible word: experimental typography and modern art, 1909 – 1923. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

EISENSTEIN, Elizabeth. A revolução da cultura impressa. São Paulo: Ática, 1998.

FLUSSER, Vilém. A escrita: há futura para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1999.

ISHII, Yasushi. “Da caneta à máquina de escrever”. In_ SÜSSEKIND, Flora; DIAS, Tânia (Orgs.). A historiografia literária e as técnicas de escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2004.

KITTLER, Friedrich. Gramophone, film, typewriter. California: Stanford University Press, 1999.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

PIGNATARI, Décio. Semiótica e literatura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004.

RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Published

2017-12-21

How to Cite

Martoni, A. (2017). A palavra visível: tipografia, visualidades e sentido em Eles eram muitos cavalos. Raído, 11(28), 83–95. https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6324

Issue

Section

PARTE II - PALAVRA E IMAGEM NO TEXTO LITERÁRIO

Most read articles by the same author(s)