"O último capítulo" (1916): análise do conto de Júlia Lopes de Almeida publicado na revista Atlântida

Autores

  • Isabel Cruz Lousada CICS.NOVA - FCSH-UNL / CLEPUL - FLUL
  • Luciana Calado Deplagne

Palavras-chave:

Júlia Lopes de Almeida. Autoria Feminina. Centenário da revista Atlântida. Estudos sobre as Mulheres. Trânsitos Atlânticos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal a apresentação de um conto de Júlia Lopes de Almeida que esteve até então ausente da fortuna crítica da escritora carioca. Na perspectiva de resgate de obras de autoria feminina, propomos uma leitura do conto “O último capítulo”, que foi publicado em 1916, em Lisboa, na revista Atlântida. Entendendo a importância dos jornais e periódicos como espaços primordiais para a divulgação de obras escritas por mulheres e, por conseguinte, para o reconhecimento das escritoras da Belle-Époque, foi feita uma breve apresentação do projeto cultural da revista luso-brasileira Atlântida, que circulou mensalmente entre 1915 e 1920. Em seguida, pelo prisma da crítica feminista e de alguns conceitos propostos por Roland Barthes, procede-se à análise do conto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cruz Lousada, CICS.NOVA - FCSH-UNL / CLEPUL - FLUL

Isabel Lousada (n. Lisboa 1962): Possui os graus de Licenciatura LLM (1984), Mestre (1989) e Doutor (1999) em Estudos Anglo-Portugueses. Investigadora Auxiliar de nomeação definitiva da FCSH - UNL; Investigadora Integrada do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais; Investigadora colaboradora do CLEPUL - Centro de Culturas e Expressões Lusófonas e Europeias da UL. Colabora com a rede WWH - Women Writers in History; Sócia da AEIHM - Asociación Española de Investigación de Historia de las Mujeres; Sócia da Sociedade Portuguesa de Geografia - vogal da secção de História da Medicina; Sócia da APE - Associação Portuguesa de Escritores.

Downloads

Publicado

13.01.2017

Como Citar

Lousada, I. C., & Deplagne, L. C. (2017). "O último capítulo" (1916): análise do conto de Júlia Lopes de Almeida publicado na revista Atlântida. Raído, 10(22), 21–33. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5046

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS