From socio-discursive interactionism to epistemological diversity: the contributions of the Language and Education Group to the constitution of three researchers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170

Keywords:

Socio-discursive Interactionism, Language and Education Group, Theoretical-methodological perspectives, Epistemologies

Abstract

Based on an overview of Professor Vera Cristovão's publications over the last twenty-five years, which highlights the paths taken by the researcher, as well as the extensions and ramifications resulting from these paths, this article presents the personal narratives of three former PhD students supervised by Vera, currently professors at federal public universities. Such narratives focus on the connections and divergences of these researchers in relation to Sociodiscursive Interactionism and emphasize the relevance of this epistemological perspective for their constitution as researchers and as a starting point for the development of their research based on other theoretical-methodological approaches.

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Author Biographies

Ana Paula Marques Beato-Canato, Universidade Federal do Paraná

Docente do curso de Letras Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e pós-doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (UFRJ). Atualmente, seus focos de investigação são: discursos sobre educação e discurso de ódio; análise de materiais didáticos; formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Francisco Carlos Fogaça, Universidade Federal do Paraná

Francisco Carlos Fogaça é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e doutor também pela mesma universidade (2010). Realizou um pós-doutorado na San Francisco State University, em 2014. Durante muitos anos foi professor, coordenador pedagógico e diretor de um instituto de línguas nas cidades de Tubarão (SC) e Londrina (PR). Entre 2005 e 2008 foi professor na Universidade Estadual de Londrina, tendo atuado em disciplinas de Língua Inglesa e Prática de Ensino, na graduação, e de Introdução à Análise Crítica do Discurso na pós-graduação. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná no curso de Letras, onde leciona disciplinas de Língua Inglesa (prática oral e escrita) e de Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras, na graduação, "Tópicos em Linguística Aplicada" e "Formação do Professor nas Letras Estrangeiras", na pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Letras). É também autor de materiais didáticos para o ensino de inglês. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisas "Formação de Professores em Línguas Estrangeiras - UFPR", com projetos na área de formação continuada de professores de línguas. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores; comunidades de prática; identidades de professores; inglês como língua franca; crenças na formação de professores; translinguismo; cultura e ensino de línguas estrangeiras; perspectivas decoloniais na formação de professores; materiais didáticos, entre outros.

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Published

2023-12-02

How to Cite

Beato-Canato, A. P. M., Quevedo-Camargo, G., & Fogaça, F. C. (2023). From socio-discursive interactionism to epistemological diversity: the contributions of the Language and Education Group to the constitution of three researchers. Raído, 17(44), 33–62. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170

Issue

Section

Language and Education: 21 Years of Language Studies