Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15931

Keywords:

Scenery; Cinema; Architecture; Dramaturgy.

Abstract

Although dramaturgy uses dialogue as one of the main ways to present drama and personal relationships solving their problems and conflicts through action, the scenarios are not only stage and physical support for the actions, they can also be the scene, the plot, the characters, antagonist and protagonist, and many times even the conflict itself. In the film "My Uncle", by Jacques Tati, even though there is dramaturgical text, lines, plot, characters, and other conventional elements of dramaturgy, it can be said that the protagonists are the two opposing residences in the piece. For it is in them, by them, and through them that the issues addressed present themselves, conflict, and, as far as possible, are resolved. Thus, this article presents how the spaces of this film dictate not only the way the characters live, but also the construction of the plot narrative, assuming a critical role, shaping the action itself in a caricatured critique of the dogmas of the Modern Movement in Architecture and Urbanism.

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Author Biographies

Elisa Pagliarini Cox, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (2007), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora Adjunto Nível 2 da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, clima urbano, urbanismo e produção do espaço.

Mário Cézar Silva Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

É professor Titular do Departamento de Letras/IL da Universidade Federal de Mato Grosso.Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e estágio de Pós doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas no DLCV, FFLCH, da Universidade de São Paulo (2005-2006), sob a supervisão de Benjamin Abdalla Jr.; Estágio Pós-doutoral em Memória Social e Bens Culturais (fev.2016-fev.2017), no PPG em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE, Canoas-RS, sob a supervisão de Zilá Bernd. Foi um dos criadores do Programa em Estudos de Linguagem/IL/UFMT (2003). Também foi um dos criadores do Programa em Estudos de Cultura Contemporânea-ECCO/UFMT (2007) onde atua como professor-orientador nas Linhas de Pesquisa Poéticas Contemporâneas e Epistemes Contemporâneas. Com ênfase em Letras e interdisciplinaridade atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura de Mato Grosso, oralidade e mitos, Pantanal, imaginário, identidades e regionalismo, questões culturais e identitárias na América Latina. Conselheiro Consultivo da Revista Documento/Monumento (NDIHR-UFMT) e Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas POLIFONIA - Periódico do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - (MeEL/UFMT); BOITATÁ - Revista Eletrônica do GT de Literatura Oral e Popular/ANPOLL. Assessor Científico "Ad hoc" da EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina); da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará. Parecerista "Ad Hoc" da Editora EdUNEB, Universidade do Estado da Bahia e da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, do Programa de Pós-graduação em Literatura da UNB, Universidade de Brasília. Também é fundador e organizador da Coleção Tibanaré de Estudos Mato-grossenses publicada pela Cathedral Publicações com Apoio Institucional da UNESCO; criador e coordenador do Grupo RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (CNPq/UFMT). Coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL entre 2000-2004, foi o coordenador brasileiro do Núcleo Temático em Estudos Culturais da Brazilian Studies Association (BRASA) entre 2003-2007. Como pesquisador participa do Centro de Estudos em Oralidade (CNPq/PUC-SP). Foi Vive-coordenador do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/2008-03.2011). Foi o coordenador do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (de jul.2008-jul.2010). Além de vários artigos publicados em Periódicos Acadêmicos, possui 07 livros, sendo os mais recentes: Recuerdos de Mi Abuela & Outros Estilhaços em Charla, Cuiabá : Cathedral Publicações /Carlini & Caniato Editorial, 2020; Memorial [IN?]Descritivo: auto-ópera-biográfica-burlesca para-professores titulares de Literatura, Cuiabá : Carlin&Caniato Editorial / Cathedral Publicações, 2017; Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo. Cuiabá : Carlin&Caniato Editorial / Cathedral Publicações, 2015. Conselheiro da ANPOLL eleito no XXXIII Encontro, Cuiabá-MT, 2018-2020. Coordenador (2018-2020) do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e Artes (FCHSSALA), que reúne 59 Associações e Sociedades Científicas de Pós-Graduação e Pesquisa no Brasil.

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FILMOGRAFIA DO CORPUS

MEU Tio. Direção: Jacques Tati. Produção: Jacques Tati. 116 min. França. 1958

Published

2022-12-15

How to Cite

Rossete Jr., E. N., Cox, E. P., & Leite, M. C. S. (2022). Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati. Raído, 16(41), 54–66. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15931

Issue

Section

Cinema e Literatura: práticas poéticas