Sequência didática no PNAIC

análise de um procedimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15282

Palavras-chave:

PNAIC. Sequência didática. Capacidades de linguagem.

Resumo

 Este trabalho originou-se de pesquisa, estudo de caso do tipo qualitativo, que objetivou investigar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática docente de professores que lecionam em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Neste artigo, busca-se, pela retomada do conceito de sequência didática (SD) e de suas características, bem como das capacidades de linguagem mobilizadas, analisar como o PNAIC
apresentou tal procedimento no Caderno 6/Ano 03, no exemplo de SD oferecido no material, cuja intenção era o trabalho com o gênero textual História em Quadrinhos (HQ). Como resultado da análise, tem-se que o modelo apresentado é fiel aos estudos de Dolz e Schneuwly, pois há orientações aos professores alfabetizadores sobre o planejamento de outros módulos, de acordo com necessidades percebidas em cada contexto, estimulando a autoria docente quanto ao planejamento e evitando tão somente a reprodução de prática publicada a título de
exemplificação.

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Biografia do Autor

Andréa Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Presidente Prudente/SP. Supervisora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Birigui/SP

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Araraquara/SP, com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Université de Genève, Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD.

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Assis/SP. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente/SP.

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Publicado

01.03.2023

Como Citar

Oliveira, A. R. de, Gonçalves, A. V., & Parisotto, A. L. V. (2023). Sequência didática no PNAIC: análise de um procedimento. Raído, 16(42), 31–59. https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15282

Edição

Seção

Artigos Científicos - Temática livre

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