A construção do sujeito alcoolista: um estudo de caso

Autores

  • Wasney de Almeida Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Alcoolismo. Semiótica francesa. Sujeito. Psicologia. Psicopatologia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise semiótica de um texto verbo-visual, um vídeo depoimento, produzido por um ex-alcoolista, buscando compreender como se dá a construção do sujeito alcoolista. Para isso, foi tomado como referencial teórico a semiótica francesa, que possibilitou a análise, bem como a psicopatologia, que viabilizou a análise crítica. O sujeito alcoolista emerge a partir do momento em que há a disjunção com o objeto corpo-autocontrole, ocorrendo uma inversão dos papéis actanciais de sujeito e objeto. Se o bebedor social (sujeito realizado) inicia, mantêm e interrompe seu comportamento diante a bebida (objeto), o alcoolista (objeto) não é capaz de fazer o mesmo diante a bebida (sujeito).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wasney de Almeida Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Formado em psicologia e mestrando em linguística teórica e descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro dos grupos de pesquisa Metáfora, Cognição e Cultura e também do Núcleo Estudos Cognitivos no Discurso na Faculdade de Letras (FaLe/UFMG).

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Ferreira, W. de A. (2011). A construção do sujeito alcoolista: um estudo de caso. Raído, 5(9), 231–242. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/993

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA