Mídia, sexualidade e identidade de gênero: redes de memória e (re)atualização de dizeres sobre o sexo na revista Men’s Health

Autores

  • Leila Karla Morais Rodrigues Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Identidade de gênero. Sexualidade. Memória. Discurso. Mídia.

Resumo

Neste artigo optamos por investigar discursos acerca da sexualidade (re)produzidos na revista masculina Men’s Health, cuja veiculação aponta para um processo de (re)construção das identidades de gênero. Pretendemos, com isso, evidenciar as estratégias de que se utiliza a agência midiática para “forjar” os sentidos sob os quais se ancorarão os sujeitos homem/mulher a partir do componente sexo; efeitos estes que dão/darão vazão a novos estatutos de masculinidade e feminilidade e/ou ainda ratificarão antigos paradigmas. Partimos do edifício da AD francesa, a partir do qual travamos um fecundo diálogo com as Teorias de Gênero e os Estudos Culturais.

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Biografia do Autor

Leila Karla Morais Rodrigues Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integra o Grupo de Estudos do Discurso da UERN (GEDUERN). Possui Graduação em Letras e Ciências Sociais. É professora da rede báscia de ensino do estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

10.11.2011

Como Citar

Freitas, L. K. M. R. (2011). Mídia, sexualidade e identidade de gênero: redes de memória e (re)atualização de dizeres sobre o sexo na revista Men’s Health. Raído, 5(9), 147–163. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/970

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA