(Des)civilização e barbárie na guerra colonial em Moçambique: uma análise do personagem Luís Alex de A costa dos murmúrios de Lídia Jorge

Autores

  • Adriano Carlos Moura Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9532

Palavras-chave:

A costa dos murmúrios. Devir. Literatura portuguesa. Lídia Jorge.

Resumo

Estudo de caso é um método comumente empregado em pesquisas com objetos do mundo concreto, indivíduos ou pequenos grupos sociais. Este trabalho propõe tal emprego para análise de um sujeito do universo fi ccional: o personagem Luís Alex do romance A costa dos murmúrios (2004) da romancista portuguesa Lídia Jorge. Pretende-se compreender o processo que fez com que o estudante de matemática, noivo apaixonado pela protagonista e narradora Evita/Eva Lopo se transformasse a seus olhos num soldado capaz de degolar pessoas, fincar suas cabeças em paus exibindo-as como troféus durante a guerra colonial em Moçambique. Inicialmente o personagem será estudado sob a perspectiva de Aimé Cesaire de que a colonização em vez de cumprir sua missão civilizadora transformou o colonizador em bárbaro. Buscar-se-á, pelas mudanças ocorridas com o personagem no decorrer da narrativa, quais fatores contribuíram para tal inversão e em que momento da vida dele isso ocorreu. A hipótese levantada, sustentada pelo conceito de devir em Gilles Deleuze e Félix Guattari, é de que o personagem, como qualquer ser humano, guarda em si devires animal, fera, máquina de guerra, além de possibilidades identitárias que podem escapar ao domínio consciente e racional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Carlos Moura, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Professor de Literatura do curso de Letras do IFFluminense; Mestre em Cognição e Linguagem (UENF); Doutorando em Estudos Literários (UFJF).

Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Língua Inglesa e Língua Espanhola - University Of Northern Iowa (1985), mestrado em Literaturas Hispânicas - University Of Northern Iowa (1988) e doutorado em Letras - University of Texas System (1996). Atualmente é e professora associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2015.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978.

DELEUZE e GUATTARI. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE e GUATTARI. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

JORDÃO, Paula. Acosta dos murmúrios: uma ambiguidade inesperada. In: Lídia Jorge por outras palavras. Disponível em: https://archive.org/details/lidiajorgeinothe00jorg/page/n9. Acesso em: 22 out. 2018.

JORGE, Lídia. A costa dos murmúrios. Rio de Janeiro: Record, 2014.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Moura, A. C., & Gonçalves, A. B. R. (2019). (Des)civilização e barbárie na guerra colonial em Moçambique: uma análise do personagem Luís Alex de A costa dos murmúrios de Lídia Jorge. Raído, 13(32), 185–194. https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9532

Edição

Seção

Literatura e estado de exceção