Entre o humano e o ferino nos espaços de exceção: a Passagem dos Inocentes, de Dalcídio Jurandir

Autores

  • Viviane Dantas Moraes Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9501

Palavras-chave:

Amazônia. Espaço de exceção. Violência. Direito.

Resumo

O romance Passagem dos Inocentes, do paraense Dalcídio Jurandir, é uma narrativa sobre o caos social urbano e sobre as difi culdades da vida na periferia de uma cidade após a falência de um projeto econômico, o pós-ciclo da Borracha na Amazônia. Um dos principais objetivos do projeto literário de Dalcídio Jurandir é desmistifi car a Amazônia retratada nas crônicas dos viajantes europeus, ao vislumbrar uma crítica social e um estado de calamidade humana, política e social que se divide entre os espaços urbano e ribeirinho. Nesse sentido, a narrativa dalcidiana expõe a região amazônica como um frequente espaço de violação de direitos e de violência à vida, confi gurando um estado de exceção invisível na contemporaneidade. O artigo propõe um estudo que entrelaça literatura, fi losofi a e direito, tópicos relacionados às teorias do estado de exceção, poder soberano e vida nua, do fi lósofo italiano Giorgio Agamben.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Dantas Moraes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta de Língua e Literatura francesa e francófona do curso de Letras na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos/ seleção e apresentação Willi Bolle; tradução Celeste H. M. Ribeiro de Souza. São Paulo: Cultrix, 1986.

BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CORNELSEN, Elcio. O “escritor operativo”, o engajamento e a resistência. In: SARMENTO-PANTOJA, Augusto; SARMENTO-PANTOJA, Tânia, UMBACH, Rosani (Org). Estudos de Literatura de Resistência. São Paulo: Pontes, 2014.

JURANDIR, Dalcídio. Belém do Grão-Pará. Belém: EDUFPA, 2004.

JURANDIR, Dalcídio. Passagem dos Inocentes. Belém: Farangola, 1984.

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Moraes, V. D. (2019). Entre o humano e o ferino nos espaços de exceção: a Passagem dos Inocentes, de Dalcídio Jurandir. Raído, 13(32), 156–170. https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9501

Edição

Seção

Literatura e estado de exceção