A modelização do gênero “comentário argumentativo do Facebook”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.9403

Palavras-chave:

Ensino. Gêneros textuais. Modelização didática de gêneros. Gênero textual “comentário argumentativo do Facebook”.

Resumo

Desde 1822, a diversidade racial e étnica predominou nos debates relacionados com a identidade nacional brasileira. No âmbito literário, a mistura racial dominou os discursos intelectuais e influenciou a produção literária. Os escritores da época começaram a buscar as causas do atraso econômico do Brasil em relação aos países desenvolvidos. Aluísio de Azevedo, um dos mais proeminentes escritores do naturalismo brasileiro, também parecia preocupado com o subdesenvolvimento brasileiro. Isso se nota em O cortiço, uma das narrativas mais importantes de Azevedo. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar o que para Azevedo poderiam ser as possíveis causas do subdesenvolvimento brasileiro. Se conclui que em O cortiço existe uma forte conexão entre o desenvolvimento econômico do país e a raça branca, assim como existe uma relação entre o subdesenvolvimento e a miscigenação, representados respectivamente por Portugal e os personagens brancos do sexo masculino e pelo Brasil e as personagens femininas mestiças. Os casais Romão/Bertoleza/ e Jerônimo/ Rita simbolizam a antiga organização econômico-social colonial demonstrando que apesar do Brasil ser politicamente independente de Portugal o modelo econômico colonial persiste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Conde Peres Resende, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela UniCesumar (2016), especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz (2017) e mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. É professora de Língua Inglesa do Colégio Sesi de Bandeirantes desde 2017.

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Sua graduação é de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Assis, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela UNESP de Botucatu. Atualmente é professor na graduação e no Curso de Mestrado Profissional em Ensino e no Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Possui experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente com germinação de sementes e plantas medicinais. Trabalha desde 1994 na área de Educação Ambiental iniciando como monitor no Instituto Florestal de Assis, monitor no Jardim Botânico da UNESP de Botucatu e ministrando aulas e cursos pelas Universidades onde atuou e no Instituto Florestal de Assis. Participa dos Grupos de Pesquisas "Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental da UENP" e do Grupo GPFOP que trabalha o Ensino de Ciências. Na graduação ministra aulas na disciplina de "Fisiologia Vegetal" e no Mestrado em Ensino na disciplina "Práticas no Ensino de Ciências Naturais", além de auxiliar nos estágios nas Escolas e no Programa do PIBID. É chefe do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental LIPEBEA.

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS e no Mestrado em Ensino (PPGEN). É coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB. Coordenada projeto vinculado ao Programa de Formação da CAPES Residência Pedagógica na área de Língua Portuguesa. É a coordenadora geral do Comitê de Iniciação Científica da UENP. Representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP),  e pesquisadora dos GP "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR /UEL) e GEDFOR (UFGD). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros textuais e transposição didática a partir do procedimento sequencia didática de gêneros. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo Martins Fontes, 1997.

BARROSO, T. Práticas de leitura, escrita e oralidade em gêneros textuais: a argumentação. Janela de ideias, PUC-Rio, p. 1-15, 2010.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRONCKART, J. C. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

BRONCKART, J. C; DOLZ, J. A noção de competência: qual é a sua pertinência para o estudo da aprendizagem? In: Dolz, J.; OLLAGNIER, E. (Org.). O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

COELHO, M. F. S. Comentário. In: Gêneros jornalísticos na Folha de S. Paulo. Colaboradores. São Paulo: FTD, 1992.

COSCARELLI, C. V. Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DE PIETRO, J.-F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, v. 39/40, p. 100-129, 1996/1997.

DOLZ, J. Escribir textos argumentativos para mejorar su compreension. Comunicación, Linguaje Y Educación. 25, (s.l.): 65-75, 1995.

DOLZ, J; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. et al. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DUDENEY, G.; NICKY, H.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. 2. ed. São Paulo: UNESP, 1991.

KÖCHE, V. S; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MELO, J. M. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, Vozes, 1985.

MELO, J. M; ASSIS, F. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom – RBCC. São Paulo, v.39, n.1, p.39-56, jan./abr. 2016.

RECUERO, R. Discursos mediados por computadores nas redes sociais. In: ARAÚJO, J.; LEFFA, V. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SHEA, V. Netiquette. San Francisco: Albion Books, 1994.

Downloads

Publicado

16.07.2020

Como Citar

Resende, D. C. P., Poletto, R. de S., & Barros, E. M. D. de. (2020). A modelização do gênero “comentário argumentativo do Facebook”. Raído, 14(34), 225–243. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.9403

Edição

Seção

Artigos Científicos - Temática livre