O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais.

Resumo

Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL), com pesquisa na área de ensino/aprendizagem e formação de professor de Língua Portuguesa, sob orientação da Profª. Drª. Elvira Lopes Nascimento. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio). Procópio)

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Barros, E. M. D. de. (2011). O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais. Raído, 5(9), 127–145. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA