A discursividade do normal: uma identidade construída

Autores

  • Mirian Ribeiro de Oliveira UFPB

Palavras-chave:

Positivismo. Normalidade. Exclusão. Identidade e subjetividades.

Resumo

O objetivo primordial deste artigo é compreender a construção de um sujeito estereotipado, marcado e constituído por uma visão teórica da padronização, evidenciando as diversas formas encontradas, inclusive pela ciência, para constituição do que a sociedade tem instituído e dicotomizado: normal/estranho. Essa estranheza privilegia um tipo e marginaliza o Outro. Assim, identidades são construídas e consideradas homogêneas, tornando-se referência para outras possibilidades, mediante as práticas discursivas de atores sociais, como a indústria da beleza e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Ribeiro de Oliveira, UFPB

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Área de Concentração: Linguagem e Cultura; Linha de Pesquisa: Discurso e Cultura. Orientadora: Profª. Drª. Ivone Tavares de Lucena. Profª. Da Universidade Estadual da Bahia - UNEB - Colegiado de Letras - CAMPUS VI/Caetité-Ba.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Oliveira, M. R. de. (2011). A discursividade do normal: uma identidade construída. Raído, 5(9), 103–114. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/777

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)