Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
Palavras-chave:
Leitoras. História da leitura. Práticas culturais. Literatura.Resumo
A análise da trajetória de leitura de mulheres com faixa etária entre setenta e noventa anos é o foco do presente artigo. As lembranças dessas senhoras leitoras apontam algumas marcas históricas em relação ao discurso lançado sobre o gênero feminino. Embora tenham iniciado a prática da leitura na infância, incentivadas pelos pais, as leitoras trazidas para esse debate não concluíram a Educação Básica, saíram da escola pela imposição paterna para se casar ou devido à distância entre a residência e a escola. Apesar disso, essas leitoras indicam as obras dos autores Alexandre Dumas, Victor Hugo, José de Alencar, Raquel de Queiroz, etc, como as que mais marcaram suas juventudes. Vale lembrar que nenhuma das obras foi indicada pela instituição escolar, os livros da tradição literária foram indicados por amigas, pelos pais e pela divulgação em revistas. À luz dos estudos sobre Práticas Culturais e História da Leitura, trago o discurso de mulheres leitoras para o debate, procurando perceber como a leitura, mais precisamente a leitura literária, é percebida por elas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.