Ribeirinhos e colonos: a representação de uma identidade preferencial no hino de Rondônia

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Letras. Amazônia. Migrações. Representações. Estudos Culturais.

Resumo

Neste artigo é realizada a análise do hino oficial do estado de Rondônia, que se originou do poema de Joaquim de Araújo Lima, tendo como foco principal as representações identitárias ali presentes. Para isso são tomadas como ponto de partida as posições assumidas pelos Estudos Culturais: Stuart Hall e os conceitos de representação, ideologia e identidade; Nick Couldry e o método de análise de textos por ele proposto a partir do paradigma dos Estudos Culturais. É feita a recuperação histórica e social das migrações a partir das quais se formaram as sociedades contemporâneas da Amazônia e, em especial, de Rondônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Letras (UNIR); mestre em Comunicação Social (PUCRS). Professor do curso de Jornalismo na UNIR/Vilhena; jornalista provisionado por 10 anos, pesquisador atuando nas áreas de Estudos Culturais, jornalismo na amazônia e história oral da Amazônia.

Downloads

Publicado

05.10.2010

Como Citar

Colferai, S. A. (2010). Ribeirinhos e colonos: a representação de uma identidade preferencial no hino de Rondônia. Raído, 4(7), 333–346. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/606

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS