Literatura de Cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade

Autores

  • Silvio Profirio da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE
  • Jacineide Gabriel Arcanjo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE
  • Herica Clarice Borges de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Renata Maria Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Cibeli Oliveira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Carmen Santana de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Wanessa Ewen de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Kalhil Gilbran Melo de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alexandro Cardoso Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Linguagem. Cultura. Memória e interdisciplinaridade.

Resumo

É através da linguagem, em suas inúmeras formas, que os indivíduos interagem entre si. Diversos estudos linguísticos propiciaram o surgimento de inúmeras teorias sobre vários aspectos da linguagem. Com base em Bakhtin, Vygotsky e outros autores, objetivamos compreender a relação intrínseca entre linguagem, cultura e sociedade. Nos últimos anos, identifica-se o uso de linguagens alternativas, para promover significado ao ensino, como a literatura de cordel. Este trabalho tem como objetivo verificar como é construído o saber através de linguagens alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Profirio da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

Aluno do Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Jacineide Gabriel Arcanjo, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

Aluno do Curso de Mestrado em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Herica Clarice Borges de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Renata Maria Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Cibeli Oliveira de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Carmen Santana de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluno do Curso de Licenciatura em Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Wanessa Ewen de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Kalhil Gilbran Melo de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluno do Curso de Licenciatura em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Alexandro Cardoso Tenório, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Downloads

Publicado

05.10.2010

Como Citar

Silva, S. P. da, Arcanjo, J. G., Souza, H. C. B. de, Silva, R. M. S., Souza, C. O. de, Lucena, C. S. de, Araújo, W. E. de, Lucena, K. G. M. de, & Tenório, A. C. (2010). Literatura de Cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raído, 4(7), 303–322. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/603

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)