O diálogo entre cinema e literatura em «Frankenstein»

Autores

  • Sirlene Cristófano Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP

Palavras-chave:

Letras. Artes. Discurso de transculturalidade.

Resumo

Este artigo pretende por meio do diálogo entre a produção literária de Mary Shelley, Frankestein ou o Moderno Prometeu (2001) e as produções cinematográficas Frankenstein: The man who made a monster, de James Whale (1931) e Mary Shelley’s Frankenstein, de Kenneth Branagh (1994) manifestar as características comuns entre as duas artes: Cinema e Literatura. Nesta linha, procuramos discernir as suas ligações, uma vez que as duas produções artísticas têm suas características no ensejo de sua construção, levando em conta que, a obra literária evidencia-se de maneira mais específica e delineada enquanto a obra cinematográfica de forma mais agregada em relação a Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Cristófano, Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP

Mestre em Literatura, Culturais e Interartes, pela Faculdade de Letras Universidade do Porto – FLUP, em Portugal (2009). Possui Pós-Graduação em Literatura pelo Centro Universitário UNIFIEO, em Osasco (2002). Formada em Letras pelo Centro Universitário UNIFIEO, em Osasco (2001). Tem experiência na área da Educação desde 1988. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicanálise, Literatura, Antropologia do Imaginário e Simbologia.

Downloads

Publicado

05.10.2010

Como Citar

Cristófano, S. (2010). O diálogo entre cinema e literatura em «Frankenstein». Raído, 4(7), 253–265. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/595

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS