Entre saudades e contaminações: o artista à procura de um olhar perdido em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UFMS
  • Edgar Cézar Nolasco UFMS

Palavras-chave:

Artes. Saudade. Contaminação. Identidade Cultural.

Resumo

As produções artísticas e artistas de Mato Grosso do Sul, quase sempre, sofrem de uma saudade produzida pela divisão do Estado de Mato Grosso. Esses artistas e suas produções também tentam burlar uma “contaminação” artística com os Países fronteiriços Paraguai e Bolívia. Tal constatação é percebida, no caso da saudade, quando identificamos que a música, a literatura e as artes plásticas, nosso objeto principal neste trabalho, têm características que hoje são sul-mato-grossenses e que também são mato-grossenses; já no caso da contaminação percebemos que as obras produzidas por artistas que participam do discurso estatal tentam, a todo custo, negar a referência fronteiriça com os dois Países. Desse modo, nosso ensaio, pautado nos conceitos de saudade e de contaminação propostos pela crítica cultural, discutirá sobre a DissemiNação desses artistas e de suas respectivas obras, já que, segundo Homi K. Bhabha, os sujeitos são tornados objetos de uma série de narrativas sociais e literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UFMS

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura - Habilitação em Artes Plásticas. Mestrando em Estudos de Linguagens no Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Membro do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados - UFMS.

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Letras da UFMS. Orientador da pesquisa. Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados - UFMS.

Downloads

Publicado

05.10.2010

Como Citar

Bessa-Oliveira, M. A., & Nolasco, E. C. (2010). Entre saudades e contaminações: o artista à procura de um olhar perdido em Mato Grosso do Sul. Raído, 4(7), 181–205. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/576

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS