A noção de discurso na AD Peucheutiana e na ACD de Fairclough e implicações nos diferentes modos de análise

Autores

  • Bianca Walsh Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Análise de Discurso pecheutiana. Análise Crítica de Discurso de Fairclough. Conceitos de sujeito e discurso. Quadro analítico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo a comparação entre a Análise de Discurso peucheutiana e a Análise Crítica do Discurso de Fairclough. São consideradas suas concepções de discurso e sujeito, assim como suas implicações no quadro analítico de cada corrente. Essa comparação é relevante para a avaliação da coerência interna de cada programa científico analisado, sem a pretensão de juízos de valor absolutos como melhor e pior. No limite, a intenção é fornecer um panorama das correntes para que os analistas se posicionem de acordo com seus objetivos específicos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Walsh, Universidade Federal Fluminense

A autora é doutoranda do programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Estuda discurso científico, argumentação e gêneros. Tem interesse em ensino de línguas para fins específicos e ensino a partir da conscientização dos gêneros e práticas sociais vinculadas.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Walsh, B. (2011). A noção de discurso na AD Peucheutiana e na ACD de Fairclough e implicações nos diferentes modos de análise. Raído, 5(9), 9–23. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/521

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA