De sertões revestidos de magia e tragédia: representações da infância em contos de Guimarães Rosa e Miguel Torga

Autores

  • Karine Braga de Queiroz Lucena UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Guimarães Rosa. Miguel Torga. Infância. Magia. Tragédia.

Resumo

O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre as obras do brasileiro Guimarães Rosa e do português Miguel Torga, ambos do século XX. A partir de estudos críticos, como as análises de Walnice Nogueira Galvão, Antonio Candido, Benedito Nunes, Massaud Moisés, Cid Seixas, entre outros, apresentam-se as noções de regionalismo e universalismo que perpassam as obras de ambos os ficcionistas. Através de uma análise intertextual dos contos "A menina de lá" e "O cavaquinho", analisar-se-ão como as personagens-crianças fazem parte de universos distintos de infância. Pretende-se, assim, estabelecer um cotejo entre os contos em questão, apresentando semelhanças e distinções neles presentes, no que tange aos temas e aos procedimentos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Braga de Queiroz Lucena, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Letras Vernáculas (2008) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (2012), ambos pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (BA). Tem experiência como revisora de trabalhos acadêmicos. Realiza pesquisa na área de Literatura Brasileira, com ênfase na obra do poeta Alberto da Cunha Melo, pertencente à geração 65 de autores pernambucanos. Tem experiência em ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Atualmente é professora da Rede Pública de Ensino do Município de Poá (SP).

Downloads

Publicado

13.01.2017

Como Citar

Lucena, K. B. de Q. (2017). De sertões revestidos de magia e tragédia: representações da infância em contos de Guimarães Rosa e Miguel Torga. Raído, 10(22), 115–126. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5081

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS