Ethos na prática política: uma análise comparativa em contextos luso-brasileiros

Autores

  • Sara Pita Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
  • Rosalice Pinto Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5070

Palavras-chave:

Ethos. Ethos simbiótico. Discurso político. Categorias linguísticas.

Resumo

O objetivo deste artigo é, num primeiro momento, identificar os ethè construídos por chefes de governo portugueses e brasileiros, demonstrando o seu caráter simbiótico e, em seguida, estabelecer uma análise comparativa dos ethè políticos construídos. De forma a atingir o objetivo pretendido, são selecionados alguns discursos políticos de final de ano desses estadistas, nomeadamente os pronunciados em 2011 e 2012. A partir do levantamento de algumas marcas de responsabilidade enunciativa (Adam, 2008) e usando como suporte a tipologia sobre o ethos de Charaudeau (2013), identificar-se-ão as imagens mobilizadas pelos enunciadores nos discursos por eles produzidos, visando a estabelecer uma tipologia inicial dos ethè centrada em uma base linguística. Resultados preliminares permitem identificar dois ethè comuns (competente e agente) e indiciam que as categorias linguísticas selecionadas têm seu grau de relevância tanto para a caracterização dos ethè, quanto para o estabelecimento de uma análise contrastiva dos elementos linguísticos identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Pita, Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Doutoranda em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É membro da equipa de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Encontra-se a desenvolver investigação no ramo de Análise do Texto e do Discurso, focando-se particularmente nas marcas linguísticas do ethos. A tese que está a preparar intitula-se "A figuração do enunciador nos discursos políticos". É professora de Português Língua Estrangeira na Universidade de Aveiro e de Técnicas de Comunicação e Expressão em Português na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

Rosalice Pinto, Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e do Centro de Investigação e Desenvolvimento para o Direito e a Sociedade (CEDIS). Concluiu o seu doutoramento em Linguística, especialidade em Teoria do Texto, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Sua tese de doutoramento, intitulada Argumentação em gêneros persuasivos: um estudo contrastivo, foi publicada em livro, em 2010. Finalizou em 2013 o pós-doutoramento, com a investigação intitulada O agir do empreendedor e sua configuração textual, sob a supervisão de Professores da Universidade de Genebra e da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicações em revistas internacionais e nacionais no âmbito dos estudos de Argumentação e Retórica, de Português em Contextos Profissionais, de Linguística Textual, de Linguística Aplicada, de Análise do Discurso e de Multimodalidade.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Pita, S., & Pinto, R. (2017). Ethos na prática política: uma análise comparativa em contextos luso-brasileiros. Raído, 11(25), 271–279. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5070

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA