Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)
  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5012

Palavras-chave:

ISD. Ferramentas didáticas. Carta do leitor.

Resumo

Este artigo coloca em evidência três ferramentas didáticas mediadoras do planejamento e da planificação de atividades voltadas para a didatização de gêneros textuais: 1) o modelo teórico do gênero, 2) o modelo didático, 3) a sinopse da sequência didática de gêneros. O objetivo da investigação é mostrar a articulação entre essas ferramentas e sua importância no processo de transposição didática externa. Os dados da pesquisa são gerados no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – campus Cornélio Procópio). O aporte teórico-metodológico que sustenta tanto as ações do subprojeto como a pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente, em sua vertente didática. Neste trabalho, analisa-se especificamente o papel das três ferramentas na didatização do gênero “carta do leitor”, no interior de um projeto de ensino voltado para a elaboração de um jornal escolar (Jornal PIBID – Primeira Edição). Esperamos, assim, estimular reflexões em relação à importância de investigações que se debrucem em questões ligadas à transposição didática externa de gêneros textuais, dando, assim, relevância à etapa do planejamento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio Procópio) - Curso de Letras, Mestrado em Letras (PROFLETRAS). Coordenadora local do PROFLETRAS e do Projeto PIBID "Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual".

Gabriela Martins Mafra, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Iniciação científica e aluna de iniciação à docência (PIBID/CAPES) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus de Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Barros, E. M. D. de, & Mafra, G. M. (2017). Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais. Raído, 11(25), 13–36. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5012

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA