A construção de uma metodologia para o letramento digital

Autores

  • Flávia Girardo Botelho Borges Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5009

Palavras-chave:

Letramento Digital. Metodologia de pesquisa, Habilidades Linguístico-cognitivas. Linguística Aplicada.

Resumo

Este artigo propõe a descrição de uma metodologia para a construção do letramento digital, entre crianças ainda não alfabetizadas formalmente. Para atender a esse objetivo, elaborou-se um conjunto de doze testes dentro de seis domínios do letramento digital (do ambiente de Informática, das habilidades icônicas, da conectividade, da realização de múltiplas tarefas, do letramento alfabético e digital e da comunicação na internet), considerados como representativos das habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na aquisição do letramento digital. À elaboração dos testes, subjaz a construção de um referencial teórico a respeito dos estudos dos letramentos e o entendimento de que as habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na construção do letramento digital entrelaçam-se umas às outras, em uma perspectiva de continuum, além de uma contextualização do momento sócio-histórico cultural que atravessamos neste momento. A metodologia aqui descrita pressupõe uma pesquisa de caráter longitudinal, quantitativa e qualitativa, que tomará corpo no espaço escolar, tendo como sujeitos crianças de 5 a 6 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Girardo Botelho Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento digital, linguagem e tecnologia, linguística cognitiva e gêneros textuais.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Borges, F. G. B. (2017). A construção de uma metodologia para o letramento digital. Raído, 11(25), 280–294. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5009

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA