Terminologias em (trans)formação em linguística aplicada: uma reflexão à luz do paradigma da complexidade

Autores

  • Claudia Rodrigues Murta UFTM
  • Valéria Lopes Bacalá UFU
  • Valeska Soares Souza IFTM

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4980

Palavras-chave:

Terminologia. Linguística Aplicada. Complexidade.

Resumo

Neste ensaio, inserido na seara da Linguística Aplicada (LA), buscamos subsídios na Terminologia e no Paradigma da Complexidade para analisar diversos termos utilizados para se referir às línguas que não sejam a materna. Primeiramente, apresentamos um breve histórico das áreas da Terminologia e da LA no Brasil, apontando para a dinamicidade da marcação terminológica que envolve as denominações no que se refere à aprendizagem de línguas. Discorremos sobre conceitos da Teoria dos Sistemas Complexos que nos ajudam a esclarecer termos da LA e explicitamos como a língua pode ser considerada um sistema adaptativo complexo e a inserção da Terminologia nesse sistema. Posteriormente, analisamos alguns termos demonstrando como o Paradigma da Complexidade pode contribuir para o entendimento da fluidez do sistema de aprendizagem de línguas e como as terminologias devem traduzir tal complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Rodrigues Murta, UFTM

Graduada em Letras - Faculdades Integradas de Patrocínio (1999), possui especialização em Língua e Literatura Brasileiras (2001) especialização em Ensino de Línguas Mediado por computador pela UFMG (2011) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Foi professora substituta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2013 e professora formadora do curso Letras/Inglês e Letras/Espanhol - PARFOR/UAB atual. É professora efetiva com dedicação exclusiva do ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - CEFORES. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira, com ênfase em Leitura e Produção de Texto, Linguagem e Tecnologia, Ensino de línguas mediado por tecnologias e Português como língua não-materna e língua estrangeira para fins específicos.

Valéria Lopes Bacalá, UFU

Doutoranda em Estudos Linguísticos, subárea Ensino e Aprendizagem de Línguas e Novas Tecnologias - Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Pós-graduação Lato Sensu em Educação e Organização do Trabalho em Instituições de Ensino Superior - UFU (2010). Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira UFU (2001); Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1987). Tem experiência na área de Letras, Literatura de Expressão em Língua Inglesa e Ensino e Aprendizagem de Línguas Mediado por Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino de línguas por meio de computador; leitura; hipertexto; novas tecnologias e o ensino de línguas.

Valeska Soares Souza, IFTM

Valeska Soares Souza é professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio . Atuou até abril de 2014 como professora adjunto II de língua inglesa no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia, MG e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Murta, C. R., Bacalá, V. L., & Souza, V. S. (2017). Terminologias em (trans)formação em linguística aplicada: uma reflexão à luz do paradigma da complexidade. Raído, 11(25), 341–362. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4980

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA