Linguagem, afetividades e interações em sala de aula

Autores

  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Palavras-chave:

Linguagem. Afetividades. Interações. Ensino.

Resumo

Neste artigo, analiso interações verbais de professores e alunos do Fundamental para construir uma reflexão acerca da constituição e funcionamento do discurso emoção nas interações em sala de aula. Defino como discurso de emoção as situações em que um dos interlocutores faz relatos dos estados afetivos visando responder a uma ação do praticada pelo outro. A base teórica deste estudo é derivada das concepções de sujeito e linguagem defendidas por Bakhtin (1976; 2003) e dos estudos desenvolvidos por Plantin (2003) sobre as emoções na linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Prof. Adjunto. Lotado no Ciclo Comum dos Cursos de Licenciaturas da UFTM. Área: Letras/Lingüística. Linha de Pesquisa: Teoria e Análise Lingüística.

Downloads

Publicado

01.03.2010

Como Citar

Barbosa, M. V. (2010). Linguagem, afetividades e interações em sala de aula. Raído, 3(6), 127–144. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/436

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS