Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado

Autores

  • Glaís Sales Cordeiro Universidade de Genebra

Palavras-chave:

Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna.

Resumo

Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área.

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Publicado

03.07.2015

Como Citar

Cordeiro, G. S. (2015). Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado. Raído, 9(18), 113–136. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4202

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA