Entre a cruz e a espada ou práticas culturais sob vigilância: René Descartes, Machado de Assis e a recepção crítica

Autores

  • Vagner Leite Rangel Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Cristina Cardoso Ribas

Palavras-chave:

Recepção. Filosofia. Descartes. Literatura. Machado.

Resumo

Partimos de dois pressupostos: a cultura ocidental poderia ser vista como uma amálgama da cosmovisão judaico-cristã (MARCONDES 2006) e as formas simples (JOLLES, 1976) como formulações de resquícios de experiências sociais compartilhadas por determinadas comunidades. Esta torna-se ferramenta metodológica para observarmos como a formulação “entre a cruz e a espada” pode sintetizar, aproximar e explicar a vigilância exercida, na filosofia e na literatura, por censores culturais que detém o poder simbólico (BOURDIER, 2011) de legitimação de tais práticas culturais. Embora distantes no tempo, o tecido sociocultural parece nos dar subsídios para aproximá-los num espaço em que filosofia e literatura encontravam-se sob vigilância. Nossa hipótese: caso Machado não tivesse se ajustado às exigências da crítica oitocentista, como parece ter sido o caso, a história poderia ter sido outra. Em alguma medida, parece que se Descartes não tivesse feito o mesmo, a história também poderia ter sido outra. Hipóteses contrafactuais, sem dúvida - mas elas provêm de oposições reais, como mostraremos. Então, poderíamos pensar na complexidade de tais práticas, ao invés de ver o francês como ingênuo, como acontece com algumas leituras apressadas do Discurso do método, e o brasileiro como gênio, como ocorre em alguns manuais de literatura, que o vê acima de questões históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Leite Rangel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Teoria literária e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - e Bolsista Júnior do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. Especialista em Estudos Literários pela UERJ, graduado pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

08.01.2016

Como Citar

Rangel, V. L., & Ribas, M. C. C. (2016). Entre a cruz e a espada ou práticas culturais sob vigilância: René Descartes, Machado de Assis e a recepção crítica. Raído, 9(20), 55–69. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4150

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS