Estágio de docência supervisionado: um caminho para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual
Palavras-chave:
Compreensão leitora. Consciência textual. Anos finais do Ensino Fundamental. Estágio de Docência Supervisionado. Interfaces.Resumo
Neste artigo, o objetivo é apresentar, a professores, pesquisadores e estagiários de Letras, um caminho linguístico-pedagógico para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual de alunos de anos finais do Ensino Fundamental, com apoio em estudos teóricos da Psicolinguística em interface com a Linguística do Texto, pesquisas sobre o assunto e experiências desenvolvidas em ambientes escolares e em situações de Estágio Docente Supervisionado. Nessa perspectiva, são examinadas primeiramente a situação do ensino e do aprendizado da leitura dos escolares e as condições dos acadêmicos na realização do Estágio, posteriormente são expostos os fundamentos teóricos de apoio e, a seguir, é apresentado um caminho para desenvolvimento, pelos estagiários e pelos professores, da compreensão leitora e da consciência textual dos seus alunos. Nas considerações finais são desenvolvidas reflexões sobre a produtividade do caminho exposto, considerando a aprendizagem dos alunos da escola, a preparação dos acadêmicos e o planejamento dos professores da escola e da academia.Downloads
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Publicado
17.05.2014
Como Citar
Pereira, V. W., & do Prado, L. L. (2014). Estágio de docência supervisionado: um caminho para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual. Raído - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UFGD, 8(15), 135–151. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3142
Edição
Seção
PRÁTICA ESCOLAR DE LINGUAGEM
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