Estágio de docência supervisionado: um caminho para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual

Autores

  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Leandro Lemes do Prado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Compreensão leitora. Consciência textual. Anos finais do Ensino Fundamental. Estágio de Docência Supervisionado. Interfaces.

Resumo

Neste artigo, o objetivo é apresentar, a professores, pesquisadores e estagiários de Letras, um caminho linguístico-pedagógico para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual de alunos de anos finais do Ensino Fundamental, com apoio em estudos teóricos da Psicolinguística em interface com a Linguística do Texto, pesquisas sobre o assunto e experiências desenvolvidas em ambientes escolares e em situações de Estágio Docente Supervisionado. Nessa perspectiva, são examinadas primeiramente a situação do ensino e do aprendizado da leitura dos escolares e as condições dos acadêmicos na realização do Estágio, posteriormente são expostos os fundamentos teóricos de apoio e, a seguir, é apresentado um caminho para desenvolvimento, pelos estagiários e pelos professores, da compreensão leitora e da consciência textual dos seus alunos. Nas considerações finais são desenvolvidas reflexões sobre a produtividade do caminho exposto, considerando a aprendizagem dos alunos da escola, a preparação dos acadêmicos e o planejamento dos professores da escola e da academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Possui Doutorado em Letras e Pós-doutorado em Psicolinguística. Desenvolve, com base na Psicolinguística e suas Interfaces com a Educação e as Neurociências, pesquisas de ensino, pesquisa e extensão sobre leitura e escrita: compreensão e processamento, aprendizado e ensino. É professora de Psicolinguística e de Estágio de Docência Supervionado (EDS) em Língua Portuguesa. É bolsista de Produtividade do CNPq.

Leandro Lemes do Prado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras / Linguística pela PUCRS. Desenvolve, com base nos estudos da Psicolinguística aplicada ao ensino em interface com a Literatura e a Educação, pesquisa sobre as relações entre leitura e escrita com alunos do ensino médio e superior. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria com estudos desenvovlidos na área de Gêneros Textuais. Professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio em Escolas da Rede Pública e Ensino Superior. Graduação em Letras Português / Inglês e respectivas lietraturas pela UFSM. Escritor de contos literários com livros publicados.

Downloads

Publicado

17.05.2014

Como Citar

Pereira, V. W., & do Prado, L. L. (2014). Estágio de docência supervisionado: um caminho para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual. Raído, 8(15), 135–151. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3142

Edição

Seção

PRÁTICA ESCOLAR DE LINGUAGEM