Diálogo entre teoria e prática: a pesquisa em estágio

Autores

  • Antonio Francisco de Andrade Júnior UFRJ

Palavras-chave:

Formação de professores. Relação teoria-prática. Estágio supervisionado. Pesquisa em estágio.

Resumo

Este artigo pretende descrever e discutir propostas de pesquisa em estágio desenvolvidas por licenciandos da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Português-Espanhol do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu objetivo é, a partir da análise dos aspectos implicados na escolha inicial dos discentes por temas e linhas de investigação, avaliar a contribuição desse trabalho para a formação inicial do professor de língua espanhola, explicitando diferentes caminhos de elaboração das pesquisas, distintas formas de relação que estabeleceram com os campos de estágio, limites e contribuições desse tipo de atividade para os propósitos principais da Prática de Ensino, quais sejam, o incentivo à formação da identidade profissional docente e a promoção de um diálogo mais efetivo e consciente entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Francisco de Andrade Júnior, UFRJ

Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Coordenador da área de Letras Espanhol do PIBID-UFRJ. Vem trabalhando nos seguintes temas e linhas de pesquisa: análise do discurso, gêneros e comunidades discursivas, formação de professores, biopolítica e contemporaneidade.

Downloads

Publicado

17.05.2014

Como Citar

Andrade Júnior, A. F. de. (2014). Diálogo entre teoria e prática: a pesquisa em estágio. Raído, 8(15), 155–173. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3120

Edição

Seção

POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL