A formação pré-serviço do professor de língua estrangeira em curso de licenciatura: crenças e reflexões em experiências de estágio supervisionado em diferentes contextos (sala de aula e teletandem)

Autores

  • Marta Lúcia Kfouri-Kaneoya UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Palavras-chave:

Formação de professores de línguas. Ensino/aprendizagem de línguas. Contextos presencial e virtual.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de um projeto de pesquisa institucional em Linguística Aplicada, no qual se busca compreender como ocorre a prática inicial docente em contextos diversamente configurados de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (presencial e virtual), bem como de que maneira esses contextos podem se favorecer mutuamente e favorecer a formação reflexiva e crítica do professor de línguas, em/para um mundo contemporâneo. É possível perceber a atitude reflexiva de quatro professores brasileiros de língua estrangeira (espanhol, inglês e italiano) em formação inicial, especialmente quanto a alguns aspectos relacionados ao processo de ensinar/aprender línguas, tais como papéis dos participantes; relevância da interação significativa; culturas envolvidas; ensino de uma língua estrangeira e ensino da língua materna como estrangeira; ensinar e aprender línguas tipologicamente próximas; constituição do lugar de aprender/ensinar. Os resultados indicam que a experiência de vivenciar a dinâmica de um contexto didático convencional de ensino de línguas (sala de aula), ao lado da experiência de ensinar e aprender em um contexto de configurações didáticas virtuais (teletandem), foi especialmente importante para a formação crítica dos futuros professores de línguas e para a conscientização sobre a prática de ensinar línguas em tempos de inovação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lúcia Kfouri-Kaneoya, UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada, atuando na área de formação de professores de línguas, junto ao Departamento de Educação do "Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas", IBILCE/UNESP, campus de São José do Rio Preto, SP, onde é responsável pelas disciplinas de "Linguística Aplicada: ensino de língua estrangeira" e "Estágios Curriculares Supervisionados I e II: língua estrangeira", e pelo projeto de extensão "Português Língua Estrangeira" (PROEX?UNESP).

Downloads

Publicado

17.05.2014

Como Citar

Kfouri-Kaneoya, M. L. (2014). A formação pré-serviço do professor de língua estrangeira em curso de licenciatura: crenças e reflexões em experiências de estágio supervisionado em diferentes contextos (sala de aula e teletandem). Raído, 8(15), 249–264. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3008

Edição

Seção

TECNOLOGIA NO ENSINO