A crítica no cenário interartístico
Palavras-chave:
Cinema. Crítica interartística latino-americana. O céu de Suely.Resumo
O artigo procura demonstrar como as contingências criativas do Cinema exigem um refinamento da crítica de arte/literatura das regiões que não entraram na agenda cultural dos grandes centros urbanos no período moderno. Para alcançar essa finalidade, propõe-se discutir os desafios e inquietações que esse formato, crescido à sombra das produções de Hollywood, traz para a crítica cultural latino-americana na contemporaneidade. Exemplifica o movimento no filme O céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz, tomado como emblema da resistência do audiovisual à subalternidade da periferia da periferia. Tomado de forma flexível, este cinema assemelha-se à Literatura, cujas últimas batalhas foram travadas em prol da visibilidade das minorias silenciadas no cenário sociocultural da América latina. A discussão das possíveis saídas para as armadilhas estéticas e políticas da obra de arte na contemporaneidade passa pela descentralização das forças criativas entendida nesse trabalho como fundamental para a legitimação e dignificação do discurso do subalterno no ambiente estético, onde normalmente figura apenas como objeto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.