Paisagens biográficas decoloniais

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira IA/Unicamp - NAV(r)E

Palavras-chave:

Pós-colonialidade. Paisagens biográficas. Artes visuais.

Resumo

As paisagens biográficas, como opção decolonial, são uma combinação de afetos, sentimentos, condenação racional e compreensão dos princípios sobre os quais foi construída a opção (MIGNOLO, 2012) para pensar as produções de lugares fora do contexto moderno de produção – a América Latina, por exemplo – indiferente dos sistemas e lugares que essas sejam pensadas. Os sistemas brasileiros das Artes Visuais (especialmente estético) sempre pareceram estar a favor de teorias importadas. A estética que assume o conceito de “percepção do belo” a partir do século XVII torna-se teoria, y o conceito de arte como prática (MIGNOLO, 2010). Consequentemente, os sujeitos nacionais sempre foram tomados como reflexos daquelas formulações que tomavam as identidades biográficas como estáticas e inalteráveis. Portanto, um sistema imperante priorizou uma produção artística que “retratasse” em paisagens naturais a condição subalterna de sujeitos latino-americanos, por exemplo. Dessa ótica, Paisagens Biográficas como proposta Decolonial é outra alternativa epistemológica para reescrever, por assim dizer, (eco)sistemas críticos para as Artes Visuais.Faz algum tempo pesquiso “Artes Visuais e Cultura para além dos muros da escola” (Cf. BESSA-OLIVEIRA, 2010). Agora tenho a proposta de pensá-las para além da universidade. Concordo que ambos os loci têm boas intenções de produção do conhecimento, mas ainda admitem pensar a existência de exceções culturais fora e dentro dessas instituições. Assim, indago se dualidades sobre Cultura(s) e identidade(s), propostas ainda hoje pela crítica subalterna, não provam o ranço colonial (cultural e crítico) de periferias como a brasileira?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, IA/Unicamp - NAV(r)E

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura - Habilitação em Artes Plásticas e Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Doutorando em Artes Visuais - linha de Fundamentos Teóricos - no IA/UNICAMP.

Downloads

Publicado

23.12.2013

Como Citar

Bessa-Oliveira, M. A. (2013). Paisagens biográficas decoloniais. Raído, 7(14), 251–267. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2562

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS