Dimensões do trabalho de uma docente do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16385Palavras-chave:
Trabalho docente, Formação de professores, Curso de PedagogiaResumo
O objetivo deste artigo é investigar as dimensões do trabalho de uma professora do ensino superior a partir do aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999, 2005, 2006, 2007, 2008, MACHADO, 2007, 2009, 2013, CRISTOVÃO, 2008), em diálogo com princípios da Clínica da Atividade (CLOT, 2007, 2010) e da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004). A pesquisa empreendida visa investigar e analisar quais as dimensões de trabalho estão presentes no gênero da atividade docente de uma professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFJF, ao ministrar a disciplina de Práticas Textuais em uma turma de primeiro período, e busca contribuir para a construção, pelos estudantes, de uma concepção de trabalho docente alicerçada em saberes acadêmicos, profissionais e teórico-práticos, distanciando-se da concepção de docência como vocação. A geração dos dados se deu a partir do acompanhamento das aulas em um semestre letivo, durante as quais eram elaborados diários de campo para posterior análise. Os resultados revelam que o trabalho docente é uma atividade complexa e conflituosa, na qual estão presentes diferentes dimensões, estreitamente interligadas umas às outras e interdependentes entre si.
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