Formação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16378

Palavras-chave:

educação básica, aprendizagem colaborativa, ensino de língua materna

Resumo

Neste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo.

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Publicado

30.09.2022

Como Citar

Silva, W. R. ., Brito, K. C. C. F. ., & Ferreira, V. . (2022). Formação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesa. Raído, 16(40), 100–134. https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16378

Edição

Seção

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA