REEKS, D. , MENDONÇA, P., MEIRELLES, R. Waapa. Documentário. Rio de Janeiro: Maria Farinha Filmes, 2017
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i39.14933Palavras-chave:
Léxico, infância, índios juruna/yudjáResumo
Resenha da filme Waapa, lançado em 2017, que trata da infância entre os yudjá, seus rituais e remédios para as crianças crescerem saudáveis. Tematiza o brincar e vir a ser em uma sociedade. Breves discussões sobre o termo que dá título à obraDownloads
Referências
ALANA Instituto. Disponível em: < https://alana.org.br/territorio-do-brincar-lanca-os-filmes-waapa-e-terreiros-do-brincar/>. Acesso em 01 de setembro de 2018.
AUTOR
FRANSIM, R. Conexão Planeta. Disponível em: < http://conexaoplaneta.com.br/blog/novas-lentes-outros-horizontes/ >. Acesso em 01 de setembro de 2018.
GABRIEL, R. Ciranda Filmes. Disponível em: < http://cirandadefilmes.com.br/br/olhar/64-Remedios-da-alma-da-infancia-Yudja>. Acesso em 01 de setembro de 2018.
ISA. Instituto Socioambiental. Disponível em: <https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa>. Acesso em 01 de setembro de 2018.
MAYA, J. Rádios EBC. Disponível em: <http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-amazonia/2017/05/curta-metragem-mostra-o-brincar-das-criancas-yudja-no-xingu>. Acesso em 01 de setembro de 2018.
MENEZES, Paula Mendonça de. Corpo Preparado, Alma Protegida: cuidados e aprendizados no crescimento da criança yudja. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo. 165f. 2017.
MENEZES, Paula Mendonça. Um Olhar sobre Uma Infância Indígena. Entrevista de Beatriz Fabiana Olarieta, Conceição Firmina Seixas Silva, Lisandra Ogg Gomes. Revista Teias v. 19. n. 52. Estudos da infância - diálogos contemporâneos. Jan./Mar.: 2018.
MIRANDA, F. Território do Brincar. Disponível em: < http://territoriodobrincar.com.br/nossas-reportagens/waapa-o-brincar-das-criancas-que-vivem-as-margens-do-xingu/>. Acesso em 01 de setembro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raído
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.