Tornar-se outro: a reconfiguração do sujeito lírico na poesia de Orides Fontela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14853

Palavras-chave:

Eu lírico, sujeito, tradição lírica, poesia brasileira contemporânea,

Resumo

A presente análise debruça-se sobre o poema “Caramujo”, da poeta brasileira Orides Fontela (1940-1998). O poema foi publicado em seu livro de estreia, Transposição (1966-1967). A proposta deste ensaio é ler o poema numa tentativa de cotejo e aproximação com a tradição brasileira na qual se pode reconhecer o que estamos pensando como a reconfiguração do sujeito lírico. O que há de comum nos poetas aqui escolhidos é uma tensão no modo como o sujeito se apresenta, um estado limiar no qual se observa o não reconhecimento de si, uma negação do eu, portanto, e a preocupação em rejeitar uma projeção atravessada pelo externo de si. Trata-se, portanto, de poetas que constroem o “eu-mínimo”, a metamorfose do sujeito em outros seres e coisas através da linguagem, de modo que é a palavra, a lida com a linguagem, que aparece em primeiro plano, e não o eu lírico. Para fundamentar nossa leitura, retomamos a indagação de Jacques Ranciére (2017) quanto a necessidade de repesarmos uma política do lirismo. O percurso metodológico construído propõe uma leitura crítica do poema da Orides Fontela e o cotejo entre os poetas a fim de levantarmos uma linhagem da tradição da poesia brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Benites, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Estudos Literários (UFMS). Docente do Departamento de Línguas Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (MEL/UNIR) da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UNIR/CNPq).

Carlos Gledson Moreira Guedes, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Letras português pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Atualmente é professor - Secretaria de Estado da Educação de Rondônia.

Referências

ANDRADE, Paulo. O olhar crí(p)tico na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: Alianças & Rupturas: ensaios sobre a poesia contemporânea. Cotia, São Paulo: Editora Cajuína, 2018, p. 29-46.

BOSI, Alfredo. Alfredo Bosi, O Ser e o Tempo da Poesia. 8. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BOSI, Viviana. O sujeito pedra: tornar-se coisa. In: RUFINONI, Simone R. (org.); REDONDO, Tercio (org.). Caminhos da lírica brasileira contemporânea: ensaios. São Paulo: Nankin, 2013, p. 89-107.

BRITTO, Paulo Henriques. Trovar Claro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

CASTRO, Gustavo de. O Enigma Orides. 1. Ed. São Paulo: Hedra, 2015.

COLLOT, Michael. O sujeito lírico fora de si. Tradução Alberto Pucheu. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 11, p. 175-177, 2004.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

DOLHNIKOFF, Luís. Prefácio. In: FONTELA, Orides, Poesia Completa. São Paulo: Hedra, 2015.

DUARTE, Pedro. “Há muita poesia na filosofia, sim”. In: In: LAVELLE, Patrícia (org.) (et. al.). Poesia e Filosofia – Homenagem a Orides Fontela. 1 Ed. São Paulo: Relicário, 2018, p. 77-88.

FONTELA, Orides, Poesia Completa. 1 Ed. São Paulo: Hedra, 2015.

LOPES, Marcos Aparecido. O canto e o silêncio na poética de Orides Fontela. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 115 - 128, jul./dez. 2008.

OSAKABE, Haquira. O Corpo da Poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela. Remate de Males, n. 22, p. 97-109. Campinas: 2002.

PAZ, Octavio, O Arco e a Lira. 2 Ed. São Paulo: Cosac e Naify, 2012.

JOBIM, José Luís (Organizador), Palavras da Crítica. 1.Ed. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Tradução Raquel Ramalhete et al. São Paulo: Editora 34, 2017.

SAMMER, Renata. Ontologias: sobre as naturezas na poesia de Orides Fontela. In: LAVELLE, Patrícia (org.) et. al. Poesia e Filosofia – Homenagem a Orides Fontela. 1 Ed. São Paulo: Relicário, 2018, p. 77-88.

SILVA, Patrícia Pereira da.; MORAES, Paulo Eduardo Benites de. Das vozes insurgentes no movimento Poetry Slam à reexistência do slam das minas: a estética da poesia da quebrada pelas manas, monas e monstras. Revista Texto Poético, ISSN: 1808-5385, v. 16, n. 31, p. 40-63 jun./set. 2020.

UCHOA LEITE, Sebastião. Poesia Completa. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

VERAS, Eduardo Horta Nassif. Cálculos no intestino da prosa: a poesia como corpo estranho em Paulo Henriques Britto. In: RIBEIRO, Gustavo Silveira (org.); PINHEIRO, Tiago Guilherme (org.); VERAS, Eduardo H. N. (org.). Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. Belo Horizonte: Quixote+Do Editoras Associadas, 2018, p. 279-292.

ZULAR, Roberto. O núcleo pivotante da voz. Revista Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 39, n. esp., p. 372-402, 2019.

Downloads

Publicado

17.12.2021

Como Citar

Benites, P., & Guedes, C. G. M. (2021). Tornar-se outro: a reconfiguração do sujeito lírico na poesia de Orides Fontela. Raído, 15(38). https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14853

Edição

Seção

Poetas latino-americanas: vozes líricas femininas, interculturalidade e resistência