Esse poema é uma performance: uma análise da relação entre produtor e eu lírico em “Parque das ruínas” de Marília Garcia, a partir de uma abordagem sistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14534

Palavras-chave:

Marilia Garcia. Sistema literário. Poesia contemporânea.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a poesia de Marília Garcia em parque das ruínas (2018) a partir da abordagem sistêmica proposta por Itamar Even-Zohar (2013), com ênfase na reflexão sobre o lugar do produtor dentro da poesia contemporânea e sobre as fronteiras entre eu lírico e eu biográfico na obra de Garcia. Entende-se que essa poesia é um lugar privilegiado para discutir determinados aspectos de organização do sistema literário, bem como que essa lírica impossibilitaria uma abordagem mais convencional, cujo enfoque fosse somente aquilo que é intrínseco ao texto, visto que a poeta está em constante diálogo seja com outros poetas e tradutores, seja com vídeos e blogs, seja com seus livros publicados anteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Pereira Rocha, Instituto Federal Sul-rio-grandense

outoranda em Letras, com ênfase em Literatura, cultura e tradução, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Letras, na área de Literatura Comparada, pela mesma instituição (2019). Realizou a Graduação em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas na Universidade Federal do Pampa (2015). Professora de Literatura e Língua Portuguesa no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Bagé. Suas áreas de interesse incluem: literatura, modernidade, contemporaneidade, poesia, fotografia e cinema

Aulus Mandagará Martins, Universidade Federal de Pelotas

É professor Titular do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, exercendo atividades de docência em graduação e pós-graduação. É professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Literatura Comparada). Atua na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: literatura e história, literatura e trauma, poesia brasileira moderna e contemporânea, poesia e fotografia.

Referências

BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

EVEN-ZOHAR, I. O sistema literário. Revista translatio, Porto Alegre, n. 5, p. 22-45, 2013a. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/translatio/article/view/42900. Acesso em: 17 fev. 2020.

EVEN-ZOHAR, I. Teoria dos polissistemas. Revista translatio, Porto Alegre, n. 5, p. 1-21, 2013b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/translatio/article/view/42899. Acesso em: 17 fev. 2020.

GARCIA, M. Câmera Lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

GARCIA, M. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.

LEONE, L. Olhando a poeira: o método e a poesia de Marília Garcia. In: SCRAMIN, S; SISCAR, M; PUCHEU, A. O duplo estado da poesia: modernidade e contemporaneidade. São Paulo: Iluminuras, 2015.

RESENDE, B. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.

SONTAG, S. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004 [Kindle edition].

Downloads

Publicado

17.12.2021

Como Citar

Rocha, M. P., & Martins, A. M. (2021). Esse poema é uma performance: uma análise da relação entre produtor e eu lírico em “Parque das ruínas” de Marília Garcia, a partir de uma abordagem sistêmica. Raído, 15(38). https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14534

Edição

Seção

Poetas latino-americanas: vozes líricas femininas, interculturalidade e resistência