Esse poema é uma performance: uma análise da relação entre produtor e eu lírico em “Parque das ruínas” de Marília Garcia, a partir de uma abordagem sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14534Palavras-chave:
Marilia Garcia. Sistema literário. Poesia contemporânea.Resumo
O presente artigo objetiva discutir a poesia de Marília Garcia em parque das ruínas (2018) a partir da abordagem sistêmica proposta por Itamar Even-Zohar (2013), com ênfase na reflexão sobre o lugar do produtor dentro da poesia contemporânea e sobre as fronteiras entre eu lírico e eu biográfico na obra de Garcia. Entende-se que essa poesia é um lugar privilegiado para discutir determinados aspectos de organização do sistema literário, bem como que essa lírica impossibilitaria uma abordagem mais convencional, cujo enfoque fosse somente aquilo que é intrínseco ao texto, visto que a poeta está em constante diálogo seja com outros poetas e tradutores, seja com vídeos e blogs, seja com seus livros publicados anteriormente.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
EVEN-ZOHAR, I. O sistema literário. Revista translatio, Porto Alegre, n. 5, p. 22-45, 2013a. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/translatio/article/view/42900. Acesso em: 17 fev. 2020.
EVEN-ZOHAR, I. Teoria dos polissistemas. Revista translatio, Porto Alegre, n. 5, p. 1-21, 2013b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/translatio/article/view/42899. Acesso em: 17 fev. 2020.
GARCIA, M. Câmera Lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
GARCIA, M. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
LEONE, L. Olhando a poeira: o método e a poesia de Marília Garcia. In: SCRAMIN, S; SISCAR, M; PUCHEU, A. O duplo estado da poesia: modernidade e contemporaneidade. São Paulo: Iluminuras, 2015.
RESENDE, B. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.
SONTAG, S. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004 [Kindle edition].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.